Brasil contabilizou 552 mil baixas no ano passado; um em cada três roubos ou furtos aconteceu em SP, mas Rio de Janeiro tem maior taxa por habitante

Estado de São Paulo foi palco de um em cada três roubos ou furtos de veículos registrados em todo o País em 2016
Divulgação/ROCAM
Estado de São Paulo foi palco de um em cada três roubos ou furtos de veículos registrados em todo o País em 2016

Mais de 1 milhão de motoristas tiveram seus veículos subtraídos entre 2015 e 2016 em todo o Brasil. O País tem cerca de uma ocorrência de roubo ou furto de veículos por minuto, segundo revelou nesta segunda-feira (30) o 11º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança , levantamento que reúne dados oficiais fornecidos pelos órgãos estaduais de segurança.

De acordo com o estudo, somente no ano passado foram registrados 552 mil casos de roubo ou furto de veículos em todo o País – uma adição de 37 mil ocorrências em relação ao verificado em 2015, quando houve 514 mil casos. Somados os dois anos, o número de veículos tomados de seus proprietários chega a incríveis 1.066.674.

Estado mais populoso e com maior frota de veículos do Brasil, São Paulo foi responsável por uma em cada três ocorrências do gênero no ano passado. Mais de 188 mil motoristas tiveram baixas dessa natureza em terras paulistas em 2016 – sendo 82 mil somente na capital do estado.

A maior taxa de incidência desse crime, no entanto, foi registrada no Rio de Janeiro. Por lá, a média é de 916,7 casos de furto ou roubo de veículo para cada grupo de 100 mil habitantes. O índice representa quase o dobro da média nacional, que foi de 588,2 ocorrências para cada 100 mil habitantes em 2016.

Leia também: Confira as notícias da Polícia Militar de São Paulo aqui

Apreensão de armas cai

O levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança indica que, enquanto o índice de roubo e furto de veículos subiu entre 2015 e 2016, o número de armas apreendidas em todo o País diminuiu no mesmo período. Foram tomadas das mãos dos criminosos pouco mais de 112 mil armas de fogo no ano passado, número 12,6% menor que as 130 mil apreensões efetivadas em 2015. O estado que teve o maior número de apreensões foi Minas Gerais, com mais de 23 mil armas tomadas do crime.

Leia também: Às vésperas do Enem, polícia desarticula 'máfia dos concursos' em Goiás e no DF

Confira no infográfico abaixo mais informações sobre roubo e furto de veículos:



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.