undefined
Fernando Tatagiba/ ICMBio

Chamas consomem a vegetação da Chapada dos Veadeiros

Pelo menos 35 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já foram atingidos pelo incêndio que começou no último dia 12 de outubro, de acordo com o Instituto Chico Mendes, ligado ao Ministério do Meio Ambiente. A área equivale a quase 14,6% do tamanho total do parque. A Chapada dos Veadeiros, que fica no estado de Goiás, é tombada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.

Veja também: Aluno baleado por outro em escola de Goiânia chega em casa após alta de hospital

Mais de 200 pessoas, entre voluntários e oficiais, trabalham no combate ao incêndio , incluindo membros do Corpo de Bombeiros de Goiás e Distrito Federal, do Ibama PrevFogo, da Polícia Rodoviária Federal, além do próprio parque. O trabalho conta também com quatro aviões air tractor e três helicópteros, além de equipamentos turbo sopradores. 

O município de Alto Paraíso de Goiás, onde parte do parque fica localizado, decretou estado de emergência na manhã desta segunda-feira (23).  Na prática, isso significa que todas as secretarias da cidade podem deslocar seus recursos para o combate ao fogo, sob a coordenação da Defesa Civil local.

Como o prefeito de Alto Paraíso, Martinho Mendes da Silva, destaca no decreto, já existe “risco iminente de danos à zona urbana”, incluindo a perda de vidas humanas. Com isso, a Defesa Civil também fica autorizada a evacuar residências e utilizar de propriedade privada no trabalho contra o incêndio.

Além disso, a prefeitura passa a poder receber ajuda de voluntários. ”O engajamento da sociedade civil no apoio direto à proteção de toda a área da Chapada tem sido fundamental para combater os incêndios florestais”, afirma o coordenador-geral de Proteção do Instituto Chico Mendes, Luiz Felipe de Luca.

O presidente Michel Temer usou as redes sociais nesta segunda-feira para agradecer o trabalho dos envolvidos nos esforços.









Mais de dez dias de fogo

O fogo começou no dia 12 e obrigou o parque a ficar fechado para visitação durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Ele foi reaberto no dia 17, mas fechado novamente na quinta-feira, dia 19 .  

As principais frentes de combate se localizam perto do Córrego dos Ingleses. O incêndio já atravessou a rodovia GO 239, que liga Alto Paraíso a São Jorge.

Leia também: Mulher flagra momento em que filho é atingido por raio enquanto usa guarda-chuva

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!