Rapaz preso no interior de minas planejava viajar à Síria para seu primeiro ato terrorista com o Estado Islâmico
Wikipedia
Rapaz preso no interior de minas planejava viajar à Síria para seu primeiro ato terrorista com o Estado Islâmico

Uma operação da Polícia Federal na última terça-feira (10) determinou a prisão de um homem mineiro por suposto envolvimento com o Estado Islâmico. Além da detenção feita na cidade de Monjolos, região central de Minas Gerais, também foi realizada a apreensão de armas, drogas e equipamentos de informática e telefonia.

Leia também: Secretaria abre investigação sobre diligência na casa de filho de Lula

O sargento da Polícia Militar Dário Veiga, que teve acesso ao mandado de busca do rapaz, afirmou, em entrevista ao "O Tempo", que a operação foi realizada em duas residências da família do jovem simpatizante do Estado Islâmico . “Eles chegaram rapidamente, levaram o menino, os equipamentos e foram embora. Todos da cidade ficaram assustados e sem entender o que estava acontecendo”, disse.

Veiga também conseguiu entrar em contato com o pai do suspeito. Segundo ele, seu filho não escondia o envolvimento com a organização, mas as pessoas acreditavam que tudo não passava de invenção. “Segundo o pai, a família sabia das conversas sobre o grupo terrorista , mas ninguém o levava a sério. O jovem era considerado uma pessoa maluca na cidade, porém, agora o assunto vai ser tratado com mais seriedade porque viram que tudo é verdade”, afirmou.

Leia também: Temer decide anular condição de refugiado de Battisti, e STF poderá extraditá-lo

De acordo com um funcionário da prefeitura de Monjolos, que pediu para não ter a identidade revelada, o homem era conhecido na cidade por sua inteligência. “Diziam que ele é fluente em árabe e inglês. Alguns até o consideram uma pessoa superdotada, comunicativa. Muito esperta mesmo”, ressaltou.

Ao sargento Veiga, o pai do jovem preso contou que o filho afirmava estar se preparando para entrar no grupo terrorista havia cinco anos e que já planejava viagens para a concretização de atentados extremistas. “Ele falou para o pai que já estava devidamente treinado e faria em breve uma viagem à Síria, onde ele participaria sua primeira missão pela organização terrorista”, explicou o policial.

Nas redes sociais, o homem deixava rastros que foram relacionados à suposta ligação com a organização. Em seu perfil no Facebook, por  exemplo, é possível encontrar uma grande quantidade de amigos com nomes árabes e conversas entre eles. 

Leia também: Professor é demitido por gravar e vazar vídeos de sexo com aluna adolescente

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Polícia Federal afirmou que não divulgará detalhes do caso, pois o processo tramita em segredo de justiça. Baseado nas informações que circulam na cidade, Veiga acredita que o acusado de envolvimento com o Estado Islâmico foi encaminhado para um presídio em Brasília, pois não existem informações sobre sua entrada em unidades controladas pela Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais (Seap).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!