Temer pede a ministros que auxiliem os afetados pelo ataque à creche em Janaúba

Mendonça Filho, da Educação, deve liberar recursos para reconstrução da escola; já Ricardo Barros, da Saúde, vai providenciar equipamentos para hospital de Belo Horizonte, que está atendendo as vítimas do incêndio

Nas redes sociais, fotos mostram pais resgatando suas crianças na saída da creche em Janaúba
Foto: REPRODUÇÃO/WHATSAPP
Nas redes sociais, fotos mostram pais resgatando suas crianças na saída da creche em Janaúba

O presidente Michel Temer pediu nesta segunda-feira (9) para que o ministro da Educação, Mendonça Filho, libere recursos para a reconstrução do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, em Janaúba (MG), palco de incêndio criminoso que culminou na morte de ao menos nove crianças e de uma professora (mais o autor do crime).

Michel Temer também solicitou ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, que auxilie o ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. O hospital é referência no atendimento a queimados e recebe vítimas da tragédia em Janaúba . O presidente pediu que fossem providenciados equipamentos para otimizar o atendimento no João XXIII. Ele também pediu atenção do ministro aos hospitais da cidade que também atendem vítimas da tragédia.

Reconstrução

Também nesta segunda-feira (9), o prefeito da cidade, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), garantiu que a creche será reconstruída ainda neste ano. Segundo o prefeito, um grupo de empresários da região de Montes Claros e do próprio munícipio se prontificou a fazer a reforma da creche. “O projeto arquitetônico será apresentado na sexta-feira (13) e dentro de no máximo 80 dias, faremos a reinauguração da creche”, disse Isaildon.

O prefeito ressaltou que a r eforma e a nova mobília da creche serão todas custeadas pelos empresários , com a parceria da Fundação Abrinq , sem impacto no orçamento público. Segundo ele, todas as vítimas deverão ser homenageadas, mas a intenção é que a creche passe a levar o nome da professora Heley Abreu Batista – que morreu aos 43 anos de idade enquanto ajudava no resgate das crianças que sobreviveram à tragédia.

A tragédia

A tragédia na creche ocorreu na manhã da última quinta-feira (5) , quando o vigia da escola Gente Inocente, Damião Soares dos Santos, de 50 anos, ateou fogo em crianças e nele mesmo. A professora Heley tentou impedi-lo fisicamente e também ajudou no resgate de crianças. Ela morreu com 90% do corpo queimado.

Além das nove crianças mortas e da professora, outras 39 pessoas foram vitimadas pelas chamas e precisaram receber atendimento médico em hospitais locais e das cidades de Montes Claros e de Belo Horizonte. Até esse domingo, um total de 23 pessoas permaneciam internadas.

De acordo com a polícia, o  vigia Damião Soares sofria de depressão , mas a prefeitura de Janaúba assegura que "não há registro de atendimento nos diversos dispositivos da rede de saúde mental" da cidade. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que "o senhor Damião Soares dos Santos nunca solicitou e utilizou dos serviços de saúde mental prestados pelo município, bem como do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II)".

* Com informações da Agência Brasil