Casos de feminicídio serão julgados pela 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus
shutterstock
Casos de feminicídio serão julgados pela 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus

O Tribunal de Justiça do Amazonas realiza na próxima semana cinco casos de feminicídio. Os julgamentos serão feitos pela 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus e fazem parte da campanha Justiça pela Paz em Casa, que será realizada no período de 18 a 22 deste mês.

Leia também: Justiça autoriza transfusão de sangue em paciente testemunha de Jeová no ES

Entre os casos de feminicídio em pauta estão três processos por tentativa de homicídio qualificado e dois de homicídios consumados. Os julgamentos – um em cada dia da semana – começam por volta das 9h no Plenário do Tribunal do Júri.

O primeiro caso será julgado na segunda-feira (18). Igson da Silva de Souza é acusado de tentativa de homicídio qualificado contra a ex-companheira dele, Marcileia Correia dos Santos. O crime ocorreu em fevereiro de 2015, por volta das 21h30. De acordo com os autos, após uma discussão com Igson, Marcileia foi agredida com golpes de espeto de churrasco. Durante a agressão, o espeto quebrou e Igson armou-se, então, de um canivete, com o qual também golpeou a ex-mulher, além de desferir socos e pontapés contra a vítima.

Leia também: Ministro do STJ concede prisão domiciliar a Rafael Braga

Na terça-feira (19), Roberto Luiz Souza Rodrigues será julgado pelo crime de homicídio qualificado contra Rosilneia Lena Tavares de Souza. Conforme o processo, a vítima foi morta a golpes de faca em outubro de 1999, comunidade Rio Piorini, no bairro Novo Israel. Roberto Luiz matou a ex-companheira por não aceitar o fim do relacionamento.

Tentativas

No dia seguinte, Almemberg Nunes Lima vai a júri popular pela tentativa de homicídio qualificado contra Etelvina Mônica Gomes Lopes Beira Mar. Segundo consta nos autos, o acusado desferiu vários golpes de faca contra a ex-companheira. A vítima foi até a casa do agressor em busca de sua filha, quando travaram uma discussão, momento em que Almemberg tirou a arma da cintura e passou a agredir Etelvina. O crime foi praticado no dia 12 de abril de 2003 no bairro São José, zona Leste de Manaus.

Na quinta-feira (21), será realizado o julgamento de Jailson Jefferson Pinto dos Santos, acusado pelo homicídio qualificado contra Jane Reathes Pinheiro. Segundo consta na denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado, no dia 9 de julho de 2009, Jailson pediu da companheira – com a qual vivia em uma união estável havia seis anos – dinheiro para comprar drogas. Como Jane não lhe deu o valor, Jailson foi até a casa de sua mãe e armou-se de um revólver. Ao retornar, desferiu vários tiros contra a vítima.

Leia também: Quatro homens são condenados por estupro coletivo em Santa Catarina

O último caso de feminicídio será julgado na sexta-feira (22). Harisson de Souto Silva vai ser julgado pela tentativa de homicídio qualificado contra Valéria de Freitas Santana. O crime foi praticado por volta das 10h do dia 30 de janeiro de 2015. Harisson foi até a residência onde a vítima trabalhava e a chamou para conversar na rua, quando a agrediu com vários golpes de faca. O crime foi motivado pelo fim do relacionamento do casal.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!