Evento terminou com a Esquadrilha da Fumaça que, durante 25 minutos, fez acrobacias no ar
Divulgação/Palácio do Planalto
Evento terminou com a Esquadrilha da Fumaça que, durante 25 minutos, fez acrobacias no ar

A tradicional comemoração da Independência em Brasília  contou, neste ano, com uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, além do desfile cívico de militares, estudantes, viaturas e aeronaves.

Leia também: Prêmio da Lotofácil da Independência pode chegar a R$ 80 milhões nesta quinta

A celebração teve início às 9h desta quinta-feira (7), Dia da Independência do Brasil, na Esplanada dos Ministérios. O desfile esperava contar com a presença de cerca de 4,2 mil participantes entre civis e militares. Porém, de acordo com os cálculos da Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas foram à celebração.

O início do desfile contou com estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Em seguida, o desfile cívico-militar com integrantes das Forças Armadas e outras instituições militares entraram em desfile a pé e motorizados. O desfile teve cerca de uma hora e quarenta minutos de duração.

A tocha do Fogo Simbólico foi conduzida pelo medalhista olímpico do atletismo, Vicente Lenílson. Um dos outros pontos altos da celebração foi a passagem da Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília com 47 militares se equilibrando em uma moto. O evento terminou com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça que, durante 25 minutos, fez acrobacias aéreas.

Desfile da Independência conta com militares, estudantes, viaturas e aeronaves, além da Esquadrilha da Fumaça
Reprodução/Palácio do Planalto
Desfile da Independência conta com militares, estudantes, viaturas e aeronaves, além da Esquadrilha da Fumaça

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), assistiu ao desfile acompanhado de seus ministros, de sua esposa, Marcela, e do filho, Michelzinho.

21 mil litros de água para o público

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal mobilizou 58 militares, 22 viaturas e contou com um posto de comando na Esplanada para atendimentos de urgência.

Leia também: Defesa de Temer faz novo pedido de suspeição de Rodrigo Janot ao Supremo

Postos de distribuição de água ficaram espalhados pelo gramado da Esplanada e próximos aos ministérios das 7h às 11h. No total, foram oferecidos ao público 21 mil litros de água potável pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

O presidente Michel Temer, sua esposa Marcela e seu filho Michelzinho participaram da cerimônia da Independência
Divulgação/Palácio do Planalto
O presidente Michel Temer, sua esposa Marcela e seu filho Michelzinho participaram da cerimônia da Independência

Os banheiros químicos estão colocados nos trechos das arquibancadas e ao longo do gramado da Esplanada, assim como dez postos de saúde.

Mais de 800 policiais

A Polícia Militar do DF fez uma operação de monitoramento na área da Esplanada com mais de 800 policiais.

Por questões de segurança, não foi permitido ao público levar bandeiras de grande porte - com mastros, placas e cartazes. A organização do evento distribuiu 15 mil bandeirinhas aos ocupantes das arquibancadas.

Também foram vetados pipas, balões infláveis e quaisquer brinquedos flutuantes que pudessem colocar em risco a participação das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça.

Leia também: Polícia Federal encontra fortuna em "bunker" do ex-ministro Geddel Vieira Lima

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!