Polícia Militar Ambiental resgata onça parda encontrada em recepção de fábrica

Funcionário chegou para trabalhar e deu de cara com o animal dentro de uma sala; Policiais acreditam que o bichano fugia de uma queimada na região

Onça parda foi encontrada dentro de recepção de uma fábrica
Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental
Onça parda foi encontrada dentro de recepção de uma fábrica

Um funcionário de uma fábrica em Itapecirica da Serra passou por um grande susto na manhã desta segunda-feira (14). Ao chegar para trabalhar, o homem deu de cara com uma onça parda dentro da sala de recepção. A Polícia Militar Ambiental foi acionada para fazer o resgate do felino juntamente com o Corpo de Bombeiros.

Leia também: Polícia Militar Ambiental acolhe filhote de onça resgatado no interior de SP

Assista ao momento em que a onça parda é sedada:


De acordo com a Polícia Militar Ambiental , o Corpo de Bombeiros foi acionado pelos trabalhadores do local e fez o contato com a PMA. "Um dos funcionários percebeu a presença do animal na sala e fechou a porta para evitar a fuga. Eles acabaram acionando os Bombeiros e eles nos chamaram para atender a ocorrência. Quando nós fomos para a fábrica, a gente também chamou a ONG Mata Ciliar, eles são especializados em sedação e captura de animais selvagens. Foi uma operação em trio", revelou o Tenente Escobar.

Leia também: Polícia Militar Ambiental liberta onça parda na natureza

Uma queimada que ocorreu entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira deve ter ocasionado a fuga do animal para dentro da fábrica. "Provavelmente, a onça deve ter fugido do fogo e da fumaça já que a queimada foi em uma mata próxima. A região possuiu muita área verde, então é normal a presença desses animais. Há dois anos, nós já haviamos encontrado outro animal desse tipo na área", disse o Tenente.

O felino é um macho de aproximadamente um ano e pesa cerca de 60 kgs. "O veterinário da ONG sedou o bichano com um dardo e a partir daí conseguimos fazer o manejo, juntamente com o Corpo de Bombeiros. Ela foi encaminhada para a sede da ONG em Jundiaí, onde vai ter toda uma avaliação veterinária e vai receber um chip para monitoramento. No dia da soltura, o pessoal da ONG também faz o acompanhamento", afirmou o Tenente.

Assista ao momento em que a onça parda é retirada da recepção:


De acordo com o Tenente da Polícia Militar Ambiental, o animal deve ser solto na mata na próxima sexta-feira. "O importante é que o animal foi capturada com sucesso, teve a sua integridade preservada, assim como as pessoas que estavam no local. Ninguém se feriu. Vale frisar o problema das queimadas, ela ocasiona a fuga de animais que ficam sem o habitat deles e acabam fugindo para os centros urbanos. Vale lembrar, também, que a pessoa deve ligar para os Bombeiros ou para Polícia Militar Ambiental e não tentar capturar nenhum animal silvestre", finaliza o Tenente Escobar.

Leia também: cresce assustadoramente o número de balões apreendidos em Campinas