A intensa massa de ar polar que derrubou as temperaturas pelo Brasil na segunda quinzena de julho já não vai ser mais problema para os paulistanos nesta semana. De acordo com o Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia), enquanto a mínima na cidade de São Paulo deve ficar por volta dos 13°C, as máximas devem alcançar os 26°C. O problema vai ser mesmo o tempo seco.

Leia também: Pitbull ataca criança de 11 anos no Parque Buenos Aires, em São Paulo

Baixa umidade na cidade de São Paulo aumenta ainda mais a concentração de poluentes, piorando problemas respiratórios
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Baixa umidade na cidade de São Paulo aumenta ainda mais a concentração de poluentes, piorando problemas respiratórios

Um bloqueio atmosférico atua em São Paulo e deve deixar o tempo seco e estável no decorrer dos dias. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), as tardes serão ensolaradas e com temperaturas até acima da média, mas os índices de umidade podem ficar abaixo dos 30%.

Leia também: Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira

Além do maior risco de queimadas nas áreas vegetadas, a falta de umidade do ar aumenta a concentração dos poluentes, o que prejudica a qualidade do ar. O problema costuma ocorrer principalmente no final do inverno e início da primavera, com mais intensidade no período da tarde, entre 12h e 16h.

Tempo seco

A baixa umidade do ar pode causar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos. Quem sofre com problemas como rinite sabe bem como é complicado passar por esse época do ano.

Leia também: Após morte de agente, PMs fazem ação no Vidigal e parentes protestam

As orientações do CGE para quando a umidade está entre 21% e 30%, o que classifica a situação como estado de atenção, é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, por exemplo, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e em áreas vegetadas e, principalmente, não se esquecer de tomar água.

Previsão do tempo

O tempo na capital paulista deve permanecer muito parecido com o deste domingo (23). De acordo com o Inmet, a mínima registrada foi de 14,2°C, enquanto a máxima bateu os 25°C. A umidade relativa do ar caiu para 43%, mas o tempo deve ficar ainda mais seco a partir desta segunda-feira (24). Confira:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!