A prefeitura de SP levou mais um duro golpe no combate ao tráfico de drogas na região da cracolândia, nesta quarta-feira (10). Um grupo de usuários e frequentadores da área voltaram a entrar em confronto com integrantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Ao menos uma pessoa foi detida. A população não aguenta mais e a atual getão precisa agir.

Leia também: Em SP, PM e usuários de drogas entram em confronto na Cracolândia

 Usuários de drogas e frequentadores da cracolândia entraram em confronto com guardas civis em São Paulo
Rovena Rosa/Agência Brasil - 10.5.17
Usuários de drogas e frequentadores da cracolândia entraram em confronto com guardas civis em São Paulo


O tumulto começou quando agentes da corporação atendiam ao chamado de uma ocorrência de roubo no local. Os moradores de acampamentos da cracolândia reagiram à ação da Guarda Civil da prefeitura de SP  com uma barricada, ateando fogo em objetos, na altura do número 100 da Alameda Dino Bueno, no bairro Santa Cecília.

A Polícia Militar foi acionada e faz reforço do monitoramento no local. Foram usadas bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral para acuar os manifestantes. Diversas lojas baixaram as portas durante a confusão na região e a avenida Rio Branco chegou a ser fechada.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, um fotógrafo teve a carteira e o celular roubados durante o corre-corre provocado pelo confronto entre GCMs e usuários de drogas. 

Em nota, a Polícia Militar informou que Guardas Civis Metropolitanos (GCMs) solicitaram apoio após flagrarem um roubo e perseguirem os suspeitos, que fugiram para o meio dos dependentes químicos, dando início a um tumulto. Uma pessoa foi atingida por disparo de arma de fogo, socorrida e liberada. Duas pessoas foram detidas e encaminhadas ao 77ºDP (Santa Cecília).

Doria contra a Cracolândia

Com o discurso pautado em fugir do que chamou de "velha política", João Doria (PSDB) conquistou o voto de 3.085.187 de paulistanos em 2016 e foi eleito prefeito da maior cidade do Brasil. Entre suas promessas de campanha, estava a revitalização da região da Cracolândia, no zona central da cidade, que está tomada pelo tráfico de drogas há muito tempo.

Durante a época eleitoral, Fernando Haddad (PT) foi criticado por conta do programa "De Braços Abertos", que distribuía dinheiro para usuários de drogas da região. O programa do petista recebeu o apelido de "Bolsa Crack". No entanto, após mais de cinco meses a prefeitura não conseguiu encontrar uma alternativa para o problema.

A região central de São Paulo, em especial os bairros Campos Elísios, Luz e Bom Retiro, seguem dominados pelos traficantes e usuários de crack. Ruas fechadas para carros por barracas de venda de drogas, tráfico à céu aberto durante todo o dia, viciados jogados pela rua e casos de violência, principalmente assaltos, fazem parte da rotina da região.

 Região central de São Paulo segue tomada por traficantes e usuários de drogas
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 21.1.13
Região central de São Paulo segue tomada por traficantes e usuários de drogas


Leia também: João Doria afirma que Lula "é o maior cara de pau do Brasil"

Programa Redenção

Após a exposição dos problemas na Cracolândia pelo programa "SPTV" da Rede Globo, o prefeito de São Paulo  anunciou as diretrizes do Redenção, programa que visa a recuperação de viciados em drogas.

Entre as ações propostas pela prefeitura de sp, estão os fechamentos de hotéis e pensões que são usados com frequência pelos usuários de drogas, um programa de recolhimento de viciados visando a internação em clinicas de reabilitação e até mesmo um sistema de drones para monitorar a região. "A área será revitalizada, teremos creches, CEU, unidades da Polícia Militar e da Guarda Cívil", disse o prefeito, que demonstrou interesse em entrar na justiça para fazer a internação compulsória dos viciados que não queiram tratamento.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!