A mobilidade sempre será um problema em grandes cidades como a capital paulista. Foi pensando em driblar essa lentidão e o trânsito caótico de São Paulo que o Batalhão de Choque da Polícia Militar criou a ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas).

Leia também: Novo homem forte da PM, Coronel Restivo toma posse nesta sexta-feira

Policiais do Batalhão de Choque ROCAM conseguiram prende grupo que realizava furtos em residências em SP
Divulgação/Polícia Militar
Policiais do Batalhão de Choque ROCAM conseguiram prende grupo que realizava furtos em residências em SP

Na tarde desta quinta-feira (16), policiais da ROCAM conseguiram transpor todos esses problemas em uma das vias mais movimentadas região metropolitana de São Paulo, a Marginal Tietê.  A equipe do Batalhão de Choque  prendeu uma quadrilha que realizava assaltos a residências após perseguição na via.

Três PMs faziam patrulha na Avenida Cruzeiro do Sul, próxima a principal rodoviária de São Paulo, quando notaram um carro com placa aparentemente falsa. Segundo o Sargento Júlio, ela continha pequenos detalhes como a tarja e o lacre diferentes, o que é difícil de ser notado pelo cidadão comum, mas para homens treinados não passa desapercebido.

Leia também: Se o problema é sério chame a Polícia Militar. Se é impossível chame o GATE

A partir desse momento a ROCAM deu ordem de parada, mas os suspeitos não obedeceram e dispararam pela marginal no sentido da Ayrton Senna. A fuga que colocava em risco os outros usuários da pista não demorou muito, os policiais conseguiram fazer a abordagem e prenderam quatro suspeitos. Ocorrência finalizada? Não!

No local, um dos presos confessou que o carro era roubado e tentou subornar os oficiais. "Um dos indivíduos me chamou e disse que o carro era roubado, mas que o principal crime dele era furto à residências e por isso ele tinha muito dinheiro em um apartamento e daria uma quantia para ser liberado pelos policiais", revelou o sargento Júlio.

Leia também: Policiais Militares da ROCAM prendem criminoso na zonal sul de SP

Desconfiados que no apartamento deveria existir muito mais do que apenas o dinheiro furtado das residências, os PMs da ROCAM foram fazer buscas no lugar apontado pelos criminosos como depósito do grupo. "Quando chegamos lá, um dos homens disse que o dinheiro estava no guarda-roupas e que era só pegar e liberar o grupo, mas ali eles viram que isso não iria acontecer", completou o sargento.

No armário, os policiais ainda encontraram além de grande quantidade de dinheiro, quatro armas, jóias, relógios, máquinas fotográficas, celulares, TVs, perfumes e a chave de um segundo carro que também tinha sido roubado. O apartamento era da mãe de um dos suspeitos e funcionava como depósito dos pertences roubados que na maioria das vezes eram furtados na região da Mooca e Brás.

"Eles tinham um caderno de anotações com várias casas e locais de onde faziam vigilância para realizar os furtos. Mas a preferência deles era por casa de chinês. Eles costumam guardar dinheiro nas residências e são alvos mais fáceis que geralmente não prestam queixas", finalizou o sargento.

Leia também: Comandos e Operações Especiais - Conheça a tropa de elite da PMSP

Os quatro criminosos foram encaminhados para o 12º Distrito Policial e vão responder por formação de quadrilha, receptação, furto qualificado, posse ilegal de armas e corrupção ativa.

Assista ao filme de treinamento do Policiais da ROCAM nas novas Tiger 800:


A Rocam

A Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas foi criada em 1982 com o objetivo de dar maior agilidade ao combate ao crime de roubo de veículos e pedestres no intenso trânsito de São Paulo. A Rocam focou conhecida pela sua eficiência e agilidade no cumprimento de suas missões.

Leia também: No Canil da PM, a expressão “melhor amigo do homem” possui mais intensidade

O Batalhão de Choque Rocam começa 2017 com a aquisição das moderníssimas motocicletas Triumph Tiger 800XCx. Após vencer a licitação pública para fornecimento de motocicletas acima de 600cc, a tradicional montadora inglesa já entregou o primeiro lote de 86 Tiger 800 XCx que já estão patrulhando as ruas de São Paulo e combatendo a criminalidade. Além da venda, o programa da Triumph inclui um programa de pós-venda e treinamento especializado em pilotagem para os Policiais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!