A função primaria das Rondas Ostencivas Tobias de Aguiar (ROTA) é fazer patrulhamento ostensivo nas em áreas de São Paulo que apresentam o maior nível de criminalidade. Seus Policiais possuem informações de inteligencia, treinamento e equipamentos especializados para enfrentar o crime de frente. Foi isso que aconteceu nesta quarta-feira (1) quando uma equipe de Policiais do 1º Batalhão de Polícia de Choque ROTA, lideradas pelo Tenente Sigari, prendeu um suspeito de tráfico de drogas. 

Leia também:  Polícia Militar de SP troca comando. Veja entrevista com seu novo homem forte 

Suspeito não atendeu pedido de parada do Batalhão de Choque Rota. Policiais abordaram sujeito dentro de casa com  droga
Divulgação/Polícia Militar
Suspeito não atendeu pedido de parada do Batalhão de Choque Rota. Policiais abordaram sujeito dentro de casa com droga


A equipe da ROTA  visualizou o indivíduo em atitude suspeita e quando tentou fazer a abordagem o acusado fugiu pela rua Vitor Fleming, no Jaraguá. Após a fuga, os Policiais do 1º Batalhão de Choque fizeram uma perseguição e mesmo com várias ordens de parada, o suspeito tentou se esconder numa casa, onde foi abordado pelos PMs. Na residência os Policiais Militares encontraram porções de entorpecentes espalhadas e um botijão de gás com fundo falso que servia de “cofre” para o armazenamento do material.

Leia também: Se o problema é sério chame a Polícia Militar. Se é impossível chame o GATE 

Quando foi dominado, os policiais encontraram com o suspeito 20 sacos plásticos com cocaína e durante as buscas na residência acharam dentro do botijão de gás aproximadamente quatro mil porções da droga. Segundo os PMs, o homem confessou que estava no tráfico e ainda falou que tinha R$ 3,900 reais proveniente do crime.

Leia também: Comandos e Operações Especiais - Conheça a tropa de elite da Polícia Militar/SP 

A ocorrência foi registrada pelos policiais da ROTA no 74º Distrito Policial. O suspeito, de 20 anos, já tinha sido preso e cumprido pena por tráfico e receptação. Agora, ele vai responder por tráfico de drogas e pode pegar de cinco até 15 anos de prisão. Mais um caso que demonstra a fraquesa das nossas leis: a Polícia prende e o Judicieario solta porque as as leis feitas pelos legisladores que nós elegemos são inúteis. 

Dentro do botijão, os policiais encontraram cerca de quatro mil porções de cocaína
Divulgação/ROTA
Dentro do botijão, os policiais encontraram cerca de quatro mil porções de cocaína









Conheça melhor a ROTA na entrevista abaixo que fizemos com o subcomandante Major Cassio Araujo de Freitas no final do ano passado:

Major, descreva a ROTA em algumas palavras
Somos uma tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo, desenhada para efetuar patrulhas ostensivas e combater delinquentes nas áreas urbanas com maior índice de crimes violentos. Nossa força é constituída por policiais diferenciados, motivados e comprometidos, que passam por um rigoroso processo de seleção, e que possuem treinamento contínuo e equipamentos distintos para desempenhar suas funções com excelência sob as mais críticas condições operacionais.

Por que os marginais temem tanto vocês?
O criminoso é um excelente gestor de negócios do ponto de vista da avaliação de riscos, ele sabe medir com eficiência a relação custo beneficio das suas ações ilegais. Para ter sucesso o marginal só irá agir se tiver dois parâmetros críticos a seu favor: surpresa e força. Ao se deparar com uma unidade da ROTA, o delinquente entende imediatamente que ele perdeu suas duas vantagens, e que o custo beneficio do confronto é inaceitável. O policial militar da ROTA possui mais força, mais treinamento e mais motivação. O criminoso sabe que se partir para o confronto, encontrará uma reação proporcional e imediata, e por isso e teme nossos  policiais. 

Pode se dizer que o criminoso respeita sua tropa?
De certa forma sim. A ROTA projeta uma imagem de seriedade, profissionalismo e de ser incorruptível. Quando prendemos um marginal ele é algemado e acabou, não tem conversa. Ele será tratado como um criminoso, nada a mais nem menos do que isso. Ele sabe que esta é a regra do jogo e nos respeita por isso.

Clique aqui para ler a entrevista completa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!