Imprensa internacional repercute notícia do acidente de avião que matou Teori Zavascki
Nelson Jr./SCO/STF - 23/02/2016
Imprensa internacional repercute notícia do acidente de avião que matou Teori Zavascki


Nesta quinta-feira (19), a imprensa internacional já repercutiu e deu destaque à morte do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, aos 68 anos, em um acidente aéreo.

LEIA TAMBÉM:  Acidente ou sabotagem? Filho de Teori Zavascki confirma morte de ministro

O maior jornal dos Estados Unidos, o The New York Times, publicou em manchete em seu site: “Juiz brasileiro que supervisionava casos de corrupção morre em acidente de avião”. A matéria, da Associated Press no Rio de Janeiro, mostra o papel central desempenhado pelo ministro “na investigação de casos de corrupção maciça no maior nação da América Latina”.  A reportagem destacou também o fato de que a morte de Teori foi inicialmente confirmada pelo seu filho, Francisco.

O espanhol  El País ressaltou que o ministro foi o responsável por “homologar as chamadas acusações do fim do mundo: as dezenas de delações de executivos da empresa Odebrecht, que descrevem com detalhes como subornavam a classe política”.

A agência italiana de notícias ANSA destacou em manchete: “Filho de Teori relatou ameaças: 'Vocês sabem onde procurar'”, revelando que Francisco Prehn Zavascki até publicou em sua página no Facebook uma declaração sobre supostas ameaças contra a família. 

Você viu?

LEIA TAMBÉM: Políticos e comunidade jurídica lamentam a morte do ministro Teori Zavascki

A ANSA reforçou também que o ministro "era relator dos processos ligados à Operação Lava Jato no STF e já tinha começado a trabalhar na homologação da delação premiada de 77 executivos da empreiteira Odebrecht. Os casos que estavam em suas mãos envolviam algumas das mais altas figuras da República e os principais partidos do país”.

O argentino El Clarín afirmou que “a morte do magistrado causou especulações e uma onda de reações no governo, imprensa e redes sociais” brasileiras. O jornal apontou que “no momento do acidente a região estaria sob condições meteorológicas adversas, sob forte tempestade, o que pode ter obrigado o piloto a voar mais perto da água” e que “testemunhas disseram que chovia torrencialmente na hora do acidente”.

LEIA TAMBÉM: Temer lamenta morte de Teori Zavascki e declara luto oficial de três dias

A Rádio França Internacional - RFI também falou sobre a morte do ministro. O veículo informou que o presidente Michel Temer decretou luto oficial de três dias no Brasil. Além disso, destacou a declaração de Temer de que Teori era um "orgulho" para todos os brasileiros e “um homem público cuja trajetória impecável a favor do Direito e da Justiça sempre o distinguiram".

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!