O governador foi notificado nesta terça de que a Justiça decidiu revogar o reajuste nas passagens de integração
iG São Paulo
O governador foi notificado nesta terça de que a Justiça decidiu revogar o reajuste nas passagens de integração

Depois de um aumento realizado pelo governo estadual no último dia 8, seguido pela liminar que suspendeu o reajuste nesta terça-feira (10), os valores das tarifas de integração entre ônibus e trilhos voltaram aos valores antigos na madrugada desta quarta-feira (11) em São Paulo.

O governador Geraldo Alckmin foi notificado nesta terça de que a Justiça decidiu, em liminar, revogar o reajuste, voltando, portanto, aos valores antigos – de R$ 6,80 para R$ 5,92. Desse modo, os usuários do transporte público de São Paulo que utilizarem a integração entre ônibus, metrô ou trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) serão cobrados no menor valor, mesmo que tenham carregado seus bilhetes entre domingo (8) e terça (10).

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o secretário municipal de Transporte Metropolitano, Sérgio Avelleda, afirmaram nesta quarta, em entrevista coletiva aos jornalistas, que estão cumprindo a decisão judicial, mas que pretende recorrer em conjunto.

Governo de SP vai recorrer de liminar que suspende reajuste de tarifa de ônibus

Segundo Avelleda, ele foi avisado nesta terça, por volta das 18h40, de que o governador teria recebido a notificação e que, por isso, necessitou fazer os procedimentos operacionais durante a madrugada nesta quarta, já que são “complexos e difíceis de serem ajustados em pouco tempo”.

“Alteramos os validadores das frotas, que voltaram para as garagens, onde estão as antenas, para serem atualizados”, disse o secretário.

Cobrança à periferia

No entendimento do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas Mascaretti, o preço mais baixo na integração beneficiava de forma significativa grande parte dos usuários do transporte público metropolitano e que o reajuste acabou prejudicando esta população, uma vez que ocorreu “bem acima dos índices inflacionários”, não havendo sido “devidamente justificado”.

Segundo o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, o congelamento da tarifa básica favorece quem reside na região central, mas é “gravosa” para quem mora na periferia e é dependente da tarifa integrada.

Prefeito de Diadema bloqueia terminal em protesto contra cobrança por integração

Apesar disso, os secretários negam que tenha ocorrido aumento, justificando que apenas houve uma redução de descontos. “Estamos reduzindo desconto, não estamos majorando a tarifa. Acredito que até seja uma prerrogativa de quem gera o sistema fazer esse tipo de medida”, disse Pelissione.

Já Avelleda argumenta que não necessariamente o passageiro da região central seja o mais abastado. Isso porque, segundo ele, o reajuste atinge menos de 15% dos usuários, que optam por bilhetes temporais e integração. A maioria, 49%, pagam a tarifa básica e 25% são beneficiados pelas gratuidades.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!