Em 2016, Força Nacional assumiu a segurança das instalações olímpicas para evitar o terrorismo internacional
Agência Brasil
Em 2016, Força Nacional assumiu a segurança das instalações olímpicas para evitar o terrorismo internacional

Um dos focos da crise no sistema penitenciário no Brasil, a cidade de Manaus, no Amazonas, recebeu durante a madrugada desta terça-feira (10) os primeiros dos 100 agentes da Força Nacional, enviados pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para reforçar a segurança do município.

+ Ministro da Justiça confirma envio de 200 homens da Força Nacional para AM e RR

Por volta das 5h do horário de Brasília (3h, no horário local) desta terça, chegou a Manaus um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com 29 agentes a bordo. Em uma segunda aeronave, que chegará ao estado por volta das 9h45 no horário de Brasília, chegarão os outros 71 homens da Força Nacional .

Homens vão atuar fora dos presídios

Nesta segunda-feira (9), o ministro da Justiça confirmou que enviaria 200 homens para Roraima e para o Amazonas, 100 para cada estado. A intenção é que a segurança de tais estados seja reforçada, já que ambos estão envolvidos na crise carcerária que afeta o País neste início de ano.

+ Para conter crise no sistema carcerário, Roraima pede ajuda com urgência a Temer

"Os homens vão realizar policiamento, apoio nos bloqueios e apoio no perímetro das penitenciárias”, disse Moraes. Ambos os estados registraram rebeliões em unidades prisionais na última semana, o que deixou cerca de 100 presos mortos em menos de cinco dias.

No entanto, o ministro afirmou que os homens enviados não farão a segurança dentro das penitenciárias. “Nenhum pedido para a Força Nacional agir como agente penitenciário será deferido. Isso é ilegal pela lei que criou a Força Nacional. Ela é composta de policiais militares e há uma unanimidade, independente de ideologia, de que quem prende não deve cuidar. Isso é uma contingência legal", detalhou.

+ Ministro envia apoio federal para enfrentar tensão em presídio de Roraima

A governadora de Roraima, Suely Campos, pediu ao Ministério da Justiça apoio da Força Nacional para agir na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, local onde um confronto entre presos acabou com 33 mortos. Os policiais serão enviados, mas não com esta finalidade. “O apoio às barreiras, recaptura de presos, escolta de presos para irem ao fórum ou em transferências; isso a Força Nacional pode fazer. E foi definido tanto para Roraima, quanto para o Amazonas”, afirmou o minsitro durante coletiva na noite desta segunda-feira (9), em Brasília.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!