Três unidades do Batalhão de Choque de São Paulo abrirão as portas ao público, para promover a arte do grafite nos dias 12 e 13 deste mês

Se você passou pela Rua Jorge Miranda, no centro da cidade de São Paulo, nas úlltimas semanas, pode ter reparado numa cena aparentemente surreal: grafiteiros fazendo a sua arte num enorme muro dentro do quartél do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo.  Como isso é possível? Simples, diversos grupos de artistas urbanos foram convidados pelo comando do Batalhão de Choque para expor sua arte, de forma permanente, nas paredes de algumas unidades do Choque.

Leia também: Batalhão de Choque do Estado de São Paulo defende a democracia

Essa iniciativa inédita, que faz parte do programa de ações sociais da PM paulista, funcionou tão bem, que o comando do Batalhão de Choque decidiu amplia-la e criar o "Choque Festival", um evento cultural que acontecerá nos dias 12 e 13 deste mês, reunindo vários artistas urbanos que irão fazer seus desenhos, ao vivo, em três quartéis do Choque.

O "Choque Festival" é aberto para o público, que terá a oportunidade de conhecer em detalhes como o grafite é feito, interagir com os artistas e policiais, descobrir o que está por trás de vários monumentos históricos, saciar a fome e sede nos food trucks espalhados pelo local, e saber mais sobre outras atividades sociais realizadas pelas unidades do Batalhão de Choque.

Em destaque está a equoterapia,  um programa de terapia médica realizado pelo Regimento de Polícia Montada "9 de Julho", destinado a pessoas com necessidades especiais. As crianças que participam da equoterapia, acompanhadas dos artistas, realizarão trabalhos de grafite durante o evento.

Veja abaixo um exemplo "antes e depois" do incrível efeito da arte grafite num enorme muro do Regimento de Polícia Montada "9 de Julho".

Antes:

Movimento cultural urbano entra nos Quarteis do Policiamento de Choque para mostrar sua arte
Divulgação/PM
Movimento cultural urbano entra nos Quarteis do Policiamento de Choque para mostrar sua arte














Depois:

Movimento cultural urbano entra nos Quarteis do Policiamento de Choque para mostrar sua arte
Divulgação/PM
Movimento cultural urbano entra nos Quarteis do Policiamento de Choque para mostrar sua arte



O Choque Festival acontecerá nos quartéis do 2º Batalhão de Policiamento de Choque, no Regimento de Polícia Montada Nove de Julho, e no Comando de Policiamento de Choque. As três unidades ficam ao lado da estação Tiradentes do Metrô (confira endereço completo abaixo) e estarão abertas das 9h às 18h nos dois dias do evento. A entrada é gratuita.

Leia também: Polícia recaptura 335 detentos que escaparam de prisão no interior de SP

Endereços:

Comando de Policiamento de Choque – Rua Jorge Miranda, 789, Luz.
2º Batalhão de Policiamento de Choque – Rua Jorge Miranda, 367, Luz.
Regimento de Policia Montada Nove de Julho – Rua Jorge Miranda, 238, Luz.

Confira imagens dos grafites em unidades do Choque paulista:

Depois: grafiteiros desenha os brasões dos Grupamentos da Polícia Militar de São Paulo. Foto: Divulgação/PMAntes: Muro antes de ganhar os brasões da Polícia Militar de São Paulo. Foto: Divulgação/PMMovimento cultural urbano "invade" Quarteis do Policiamento de Choque para grafitar. Foto: Divulgação/PMAntes: grafiteiros começam a fazer imagem da cavalaria. Foto: Divulgação/PMDepois: grafite da Cavalaria da Polícia Militar também ganhou uma homenagem. Foto: Divulgação/PMDepois: arte dos grafiteiros no Batalhão de Choque homenageia a Cavalaria da polícia . Foto: Divulgação/PM