Túnel da Linha 5-Lilás do Metrô é concluído em São Paulo

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

O governador Geraldo Alckmin acompanhou a chegada do "tatuzão Lina” ao poço de serviço Bandeirantes

Governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta sexta-feira (19) as obras na Linha-5 do Metrô
Eduardo Saraiva/ A2img
Governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta sexta-feira (19) as obras na Linha-5 do Metrô

A expansão de mais uma fase da Linha 5-Lilás do Metrô foi concluída nesta sexta-feira (19). Este é o segundo túnel, de 4,9 quilômetros, do prolongamento da linha concluído entre as estações Adolfo Pinheiro (em operação desde agosto de 2014) e Campo Belo (em construção). 

O governador Geraldo Alckmin acompanhou a chegada do "tatuzão Lina” ao poço de serviço Bandeirantes. A obra do Metrô de São Paulo que vai ligar o Largo Treze até a Chácara Klabin já tem 90% dos túneis escavados

"Hoje é um dia histórico para os toneleiros e para a construção da obra da Linha 5 do Metrô", destacou Alckmin. "É uma grande obra que vai beneficiar muito a população de São Paulo. São 5.600 empregos diretos e para cada emprego temos direto dois a três empregos indiretos. É uma grande conquista para a cidade de São Paulo e a gente fica feliz de ver o entusiasmo daqueles que estão construindo essa grande obra", comentou Alckmin.

O tatuzão “Lina” começou a escavar um dos túneis da Linha 5 em dezembro de 2013 e, ao longo de seu trajeto, passou sob as avenidas Vereador José Diniz e Santo Amaro. Já a tatuzão “Tarsila” fez o mesmo trajeto em paralelo e concluiu as escavações em novembro de 2015.

Para construir os 4,9 quilômetros de cada um dos túneis foram escavados cerca de 160 mil metros cúbicos de terra e utilizados cerca de 2.800 anéis de concreto, com 22,5 toneladas cada.

O túnel feito pela tuneladora Lina, corresponde à Via 1, sentido estação Capão Redondo. Já Tarsila iniciou a escavação dois meses antes e fez o túnel da Via 2, que segue rumo à Chácara Klabin. "Esta é uma das oito obras metroferroviárias que estamos fazendo em São Paulo", finalizou o governador.

O poço Bandeirantes é o canteiro de obras onde as duas tuneladoras encerrarão suas atividades e também o local de onde partiu o Megatatuzão, que constrói o túnel até o final do prolongamento da linha. Este equipamento já passou a estação Santa Cruz e segue com destino à Chacara Klabin.


Leia tudo sobre: alckminlinha 5metro

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas