Medida vale para ligações feitas de telefones fixos e de celulares, independente de operadora e do local da chamada

Além de telefones fixos, regra do nono dígito também vale para celulares
DOUGLAS MAGNO - 18.7.2012
Além de telefones fixos, regra do nono dígito também vale para celulares

A partir do próximo domingo (31), o nono dígito no celular será incluído em seis Estados do Nordeste – Alagoas (DDD 82), Ceará (85 e 88), Paraíba (83), Pernambuco (81 e 87), Piauí (86 e 89) e Rio Grande do Norte (84).

A medida vale tanto para ligações feitas de telefones fixos quanto celulares, independente das operadores e do local que a pessoa está ligando. Para enviar mensagens de texto (SMS), também será necessário incluir o 9 antes dos oito números.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até dia 9 de junho terá um período de transição, no qual quem discar telefones mesmo sem o nono dígito conseguirá fazer a ligação. Entre 10 de junho e 9 de julho, quem esquecer e teclar apenas oito dígitos receberá um alerta sobre a alteração. A partir do dia 10 de julho, só será possível completar ligações digitando nove números. O mesmo vale para SMS.

Leia também:

Anatel multa OI e ligações locais de orelhão serão gratuitas

Polícia Civil apreende 1 mil smartphones falsificados em Taguatinga

Ainda de acordo com a Anatel, até 2016 todos os Estados do Brasil devem conter o nono dígito no celular. Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo já têm o nono dígito em vigor.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.