Brasil registra queda de 27% no número de casos de dengue entre março e abril

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Em 2015, foram confirmados 845,9 mil casos de dengue e 290 mortes pela doença até o dia 9 de maio

Agência Brasil

O Brasil registrou queda de 27% do número de casos de dengue entre março e abril deste ano. Segundo o Ministério da Saúde, a redução mostra que o período de maior transmissão da doença passou.

Em 2015, foram confirmados 845,9 mil casos de dengue e 290 mortes pela doença até o dia 9 de maio. Os dados revelam aumento 155,5% no número de casos e de 25% no de mortes, quando comparados ao mesmo período de 2014.

O mosquito transmissor da dengue, com suas chamativas pintas brancas
Arquivo Wikipédia
O mosquito transmissor da dengue, com suas chamativas pintas brancas

Leia mais:

Ministério da Saúde diz que não há prazo para vacina contra a dengue

Tecnicamente, vivemos uma epidemia de dengue, diz ministro da Saúde

Casos de dengue no Brasil aumentam 234% e chegam a 745,9 mil neste ano

No mês de março, foram identificados 337,7 mil casos, mês considerado pico da transmissão. Em abril, a doença recuou para 246,6 mil notificações. O Ministério da Saúde acredita que a tendência é de menos casos com a chegada do inverno, mas alerta que as ações preventivas devem que ser mantidos.

Segundo balanço do Ministério da Saúde, 13 estados apresentaram redução dos casos na comparação de março para abril. O maior recuo foi no estado do Amapá (79,3%), que teve 682 casos em março e 141, em abril.

São Paulo diminuiu a transmissão em 51,3%, passando de 192,2 mil casos em março para 93,7 mil, em abril, e no Maranhão (47,2%), onde caiu de 2,2 mil para 1,2 mil.

Apesar da queda dos números gerais, em alguns estados houve aumento de casos de dengue. No Ceará, o número subiu de 7.393 para 12.249, entre março e abril; em Minas os casos passaram de 28.829 para 39.790 e no Distrito Federal, de 965 para 2.103.

Veja imagens da epidemia de dengue no Brasil:

Foco de dengue: vasos sanitários abandonados na zona oeste da capital. Foto: Fernanda Dias/Agência O GloboScott O'Neill libera no ambiente os primeiros mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia. Foto: Eliminate Dengue ProgramAgentes de saúde mostram equipamentos que serão utilizados no combate à dengue no próximo verão. Foto: Bia Alves / Fotoarena / Agência O Globo Foram registrados 8 mil casos em 2015 - 5 mil a mais que no mesmo período do ano passado. Foto: Moises Zeferino/BBC BrasilO trabalho dos inspetores é cansativo. Foto: Moises Zeferino/BBC Brasilfernando haddad visita tendas combate à dengue. Foto: Fabio Arantes/Secom/Prefeitura de São PauloMosquito da dengue. Foto: Arquivo WikipédiaEntulho acumulado nos fundos do hospital podem abrigar focos do mosquito da dengue. Foto: Anderson Passos/iG São PauloForam confirmados 12.531 casos de dengue desde o início de 2014. . Foto: Agência BrasilAgentes combatem os criadouros do mosquito da dengue. Foto: Reprodução/BBC BrasilAgentes fazem fiscalização de possíveis focos da doença na capital paulista. Foto: Divulgação/Prefeitura de São PauloAgentes de saúde visitam casas na zona oeste de São Paulo, região mais afetadas por casos neste ano. Foto: Divulgação/Prefeitura de São PauloCombate à dengue em Jaguariúna, interior de São Paulo. Foto: Reprodução/RacAndradina declara estado de emergência por dengue. Foto: DivulgaçãoCientista trabalha com mosquitos geneticamente modificados  no laboratório da Oxitec . Foto: Getty ImagesVoluntário participa da campanha de combate à dengue no Morro do Salgueiro. Foto: Luiz Morier / Agência O Globo


Leia tudo sobre: dengue

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas