Tecnicamente, vivemos uma epidemia de dengue, diz ministro da Saúde

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Até o dia 18 de abril deste ano, foram registrados 745.957 casos de dengue no Brasil

Agência Brasil

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta quinta-feira (14) que, tecnicamente, o Brasil vive uma epidemia de dengue, uma vez que a quantidade de casos identificada no país se enquadra no critério de epidemia definido pela Organização Mundial da Saúde (mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes). Ainda segundo ele, o cenário é mais grave nos estados de São Paulo, Goiás e do Acre.

Leia também:

"Brasil vive epidemia de dengue", reconhece o ministro Chioro

Ministério da Saúde diz que não há prazo para vacina contra a dengue

Mosquito da dengue
Arquivo Wikipédia
Mosquito da dengue

Até o dia 18 de abril deste ano, foram registrados 745.957 casos de dengue no País. A incidência da doença chega a 367,8 casos para cada 100 mil habitantes. A Região Sudeste apresentou o maior número de casos notificados (489.636; 66,2%), seguida pelo Nordeste (97.591 casos; 11,5%), Centro-Oeste (85.340 casos; 12,4%), Sul (46.360 casos; 5,8%) e Norte (27.030 casos; 4,1%).

Dados da pasta mostram também que, até o dia 18 de abril, foram confirmados 229 óbitos em razão da doença. O número representa um aumento de 45% nas mortes provocadas pela dengue no país em comparação ao mesmo período de 2014, quando foram confirmados 158 óbitos. A Região Sudeste, novamente, concentra a maior parte dos óbitos (81,2%).

Foco de dengue: vasos sanitários abandonados na zona oeste da capital. Foto: Fernanda Dias/Agência O GloboScott O'Neill libera no ambiente os primeiros mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia. Foto: Eliminate Dengue ProgramAgentes de saúde mostram equipamentos que serão utilizados no combate à dengue no próximo verão. Foto: Bia Alves / Fotoarena / Agência O Globo Foram registrados 8 mil casos em 2015 - 5 mil a mais que no mesmo período do ano passado. Foto: Moises Zeferino/BBC BrasilO trabalho dos inspetores é cansativo. Foto: Moises Zeferino/BBC Brasilfernando haddad visita tendas combate à dengue. Foto: Fabio Arantes/Secom/Prefeitura de São PauloMosquito da dengue. Foto: Arquivo WikipédiaEntulho acumulado nos fundos do hospital podem abrigar focos do mosquito da dengue. Foto: Anderson Passos/iG São PauloForam confirmados 12.531 casos de dengue desde o início de 2014. . Foto: Agência BrasilAgentes combatem os criadouros do mosquito da dengue. Foto: Reprodução/BBC BrasilAgentes fazem fiscalização de possíveis focos da doença na capital paulista. Foto: Divulgação/Prefeitura de São PauloAgentes de saúde visitam casas na zona oeste de São Paulo, região mais afetadas por casos neste ano. Foto: Divulgação/Prefeitura de São PauloCombate à dengue em Jaguariúna, interior de São Paulo. Foto: Reprodução/RacAndradina declara estado de emergência por dengue. Foto: DivulgaçãoCientista trabalha com mosquitos geneticamente modificados  no laboratório da Oxitec . Foto: Getty ImagesVoluntário participa da campanha de combate à dengue no Morro do Salgueiro. Foto: Luiz Morier / Agência O Globo


Leia tudo sobre: dengueepidemiachioroministro da saúdesaúdepública

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas