Eventos marcam aniversário de 50 anos de Brasília; veja belas fotos da capital

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Estação central do metrô foi transformada em espaço da dança; no Senado, houve desfile com roupas usadas na inauguração da cidade e em eventos sociais da década de 1960

Agência Brasil

As comemorações dos 55 anos de Brasília começaram cedo. Já nas nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (21), famílias e atletas tomavam as ruas da cidade com bicicletas, skates ou a pé para aproveitar o dia ensolarado e a programação diversificada. Mais de 50 eventos marcaram a data na capital federal.

Veja imagens estonteantes da capital federal brasileira:

Brasília comemorou 55 anos nesta terça-feira (21); veja imagens estonteantes da capital federal. Foto: Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasO Congresso Nacional, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Foto: Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasVista do Congresso Nacional, obra marcante na capital federal do País. Foto: Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasO Palácio do Planalto, sede da presidência da República. Foto: Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasCongresso Nacional fica situado no Eixo Monumental, principal avenida de Brasília. Foto: Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasSede do Congresso Nacional, em Brasília, fundada pelo então presidente Juscelino Kubitschek em 21 de abril de 1960. Foto: Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasA Catedral Metropolitana de Brasília, uma das obras marcantes da cidade desenhada por Niemeyer. Foto: Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasCongresso Nacional ao fundo, onde estão o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Foto: Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasBrasília comemora 55 anos; veja imagens da cidade . Foto: Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasImagem do Palácio do Planalto, residência da presidência da República . Foto: Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasPalácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasPalácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

Na Esplanada dos Ministérios, católicos acompanharam a missa comemorativa celebrada pelo arcebispo emérito da capital, Dom José Freire Falcão. Ele lembrou o dia em que chegou à cidade e se encantou com o projeto sonhado pelo então presidente Juscelino Kubitschek e pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

"Cheguei oito anos depois da inauguração e fiquei maravilhado com a cidade e sua arquitetura. A imagem da beleza celeste. Na primeira missa ainda não havia nenhuma construção, o material ainda estava chegando para a construção da cidade", lembrou o arcebispo.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, que acompanhou a missa na catedral de Brasília ao lado da mulher, Márcia Rollemberg, destacou que hoje a cidade enfrenta importantes desafios.

"Temos de trabalhar para reduzir as diferenças sociais, promover o desenvolvimento distribuindo renda, melhorando os serviços publicos – especialmente nas áreas de saúde e mobilidade urbana –, garantindo creche para todas as crianças", disse ele "Os desafios sao imensos, mas não são maiores que a capacidade de realização da população de Brasília. Com muita fé em Deus e com a ajuda do povo brasiliense, teremos dias melhores em Brasília."

Uma série de eventos foi agendada para celebrar os 55 anos da cidade, incluindo manifestações artísticas e eventos esportivos. O projeto Brasília Faz a Festa, por exemplo, reuniu apresentações de música e dança, inclusive na estação central do Metrô-DF.

À tarde, na Torre de TV, foi encenada a peça "Os Dez Mandamentos da Capital", retratando a saga de um grupo insatisfeito com o modelo de cidade. Às 17h, o Grupo de Pesquisa Cênica do Sesc-DF apresentou "O Auto da Compadecida", em espetáculo adaptado para apresentações ao ar livre, utilizando elementos da arte circense, da dança e da música. 

No gramado da Torre, às 18h30, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro relembrou trilhas-sonoras de filmes e fez um espetáculo com participação do violonista Roberto Corrêa. 

À noite, a Torre de TV foi ocupada pelo Baile do Almeidinha, projeto de gafieira do bandolinista e compositor Hamilton de Holanda, que teve a participação das cantoras Ellen Oléria e Rosa Passos. 

Também houve exposições para celebrar a data espalhadas pela cidade, com fotografias, textos e croquis remetendo a importantes marcos da trajetória de seus 55 anos. 

Coube à 1ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua abrir o calendário de provas na cidade, durante a manhã. 

Leia tudo sobre: brasília55 anosdistrito federal

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas