TJ do Rio fará 'desenforcamento' de Tiradentes durante feriado

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Peça de teatro será encenada no feriado de 21 de abril e promove reflexão sobre o julgamento de Tiradentes

Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promove no dia 21 de abril a encenação da peça "O desenforcamento de Tiradentes: Justiça ainda que tardia". O espetáculo acontece no feriado nacional de Tiradentes, às 14h, no Salão do Tribunal do Júri do Antigo Palácio da Justiça.

Antigo Palácio da Justiça, no Rio de Janeiro
Divulgação/TJRJ
Antigo Palácio da Justiça, no Rio de Janeiro

Em entrevista à Rádio Nacional do Rio de Janeiro o desembargador Cláudio dell'Orto falou sobre a encenação da peça. A ideia é realizar um júri popular, no qual Joaquim José da Silva Xavier será novamente réu.

"É um ato simbólico, em que o TJRJ pretende demostrar que esses temas, que foram os temas da Inconfidência Mineira, relacionados à liberdade do Brasil, à questão da exploração, toda a questão colonial, do colonialismo, dessa questão também, do patrimonialismo e da corrupção, permearam a história do Brasil; e Tiradentes foi, na verdade, um insurgente contra esse modelo colonialista que havia naquela época", disse o desembargador, que vai representar o papel de juiz no espetáculo.

O evento tem coordenação da Diretoria Geral de Comunicação e de Difusão de Conhecimento (DGCOM) do TJRJ, dirigido pelo historiador Joel Rufino. A direção do espetáculo é de Silvia Monte, que também é a responsável pelo Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio). Além da atuação do desembargador Cláudio dell'Orto, outros nomes do Direito participarão da peça. A defesa de Tiradentes, interpretado pelo ator Milton Gonçalves, será feita pelo criminalista Técio Lins e Silva. E o promotor, que faz a acusação, será vivido pelo jurista Jorge Vacite Filho. A peça também terá a participação especial das desembargadoras Cristina Gaulia e Ana Maria Oliveira.

No final, tudo termina com um cortejo, ao som da bateria do Bloco das Carmelitas, até a Praça Tiradentes.

Confira mais informações aqui.

O Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri - Antigo Palácio da Justiça, fica à Rua Dom Manuel, 29 /2º andar, Centro - Rio de Janeiro

Leia tudo sobre: feriado21 de abriligrj

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas