O Rio pelas lentes dos primeiros fotógrafos da cidade

Por BBC | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Para celebrar o aniversário da cidade, o Instituto Moreira Salles abre a mostra 'Rio: primeiras poses, visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930)

BBC

Para celebrar os 450 anos do Rio de Janeiro, o Instituto Moreira Salles inaugura a mostra Rio: primeiras poses, visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930), com cerca de 450 imagens originais.

A exposição percorre nove décadas de produção fotográfica no Rio de Janeiro, com fotografias que documentam a cidade no Império, em especial durante o Segundo Reinado, de d. Pedro II, e as primeiras quatro décadas da República.

Estarão expostas obras de fotógrafos como Abraham-Louis Buvelot, Georges Leuzinger, Victor Frond, Augusto Stahl, Revert Henri Klumb, Albert Henschel, Marc Ferrez, Joaquim Insley Pacheco, Hubner e Amaral, Carlos Bippus, Lopes, José dos Santos Affonso, Thiele, W. Kollien, Augusto Malta e Guilherme Santos, todas pertencentes ao acervo do IMS.

A mostra ficará em cartaz até 31 de dezembro.

Para celebrar o aniversário da cidade, o Instituto Moreira Salles abre a mostra 'Rio: primeiras poses, visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930)'. Foto: Instituto Moreira Salles (IMS)Para celebrar o aniversário da cidade, o Instituto Moreira Salles abre a mostra 'Rio: primeiras poses, visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930)'. Foto: Instituto Moreira Salles (IMS)Para celebrar o aniversário da cidade, o Instituto Moreira Salles abre a mostra 'Rio: primeiras poses, visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930)'. Foto: Instituto Moreira Salles (IMS)Para celebrar o aniversário da cidade, o Instituto Moreira Salles abre a mostra 'Rio: primeiras poses, visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930)'. Foto: Instituto Moreira Salles (IMS)Para celebrar o aniversário da cidade, o Instituto Moreira Salles abre a mostra 'Rio: primeiras poses, visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930)'. Foto: Instituto Moreira Salles (IMS)Para celebrar o aniversário da cidade, o Instituto Moreira Salles abre a mostra 'Rio: primeiras poses, visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930)'. Foto: Instituto Moreira Salles (IMS)


Leia tudo sobre: Rio450 anos

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas