Horário de Verão termina neste fim de semana

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Redução do consumo de energia deve ter sido de 1.970 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, de acordo com ministério

O horário de verão termina na madrugada de sábado (21) para domingo (22) para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País com redução do consumo de energia elétrica estimada em 1.970 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Os moradores devem atrasar os relógios em uma hora.

Dia 14: Horário de verão deve reduzir em 4,5% o consumo de energia

Toninho ajusta relógios da estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, para o horário de verão, (Arquivo)
Gabriela Bilo/Futura Press
Toninho ajusta relógios da estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, para o horário de verão, (Arquivo)

Com início no dia 19 de outubro de 2014, o horário tem como objetivo reduzir a demanda de energia elétrica nas regiões atingidas, principalmente das 18h às 21h. No subsistema Sul, segundo o ministério, a redução pode ter sido de 625 MW, correspondendo a um total de 4,5%.

A previsão de ganhos com a redução do consumo total de energia é de cerca de 195 MW médios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 55 MW médios no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.

Dia 11: Governo desiste de prorrogação e horário de verão termina dia 22

Essa redução total de 250 MW corresponde a um percentual estimado de 0,5%, nos dois subsistemas. Além disso, estima-se que ocorreu um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de 0,4% no sistema Sudeste/Centro-Oeste e 1,1% no sistema Sul.

*Com Agência Brasil

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas