Brasil registra 98 mortes por raios em 2014

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra que maior parte das vítimas é de São Paulo, seguido por Maranhão

Agência Brasil

O número de pessoas mortas por raios no Brasil chegou a 98 no ano passado, uma a menos do que o registrado em 2013, informa levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A pesquisa é baseada em informações da imprensa, da Defesa Civil e do Ministério da Saúde.

Veja imagens de raios e de suas consequências:

Homem corre risco observando os raios. Foto: BBC/Nick BarkerRaios atingem os EUA. Foto: Reprodução/FlickrFotos de raios, tempestade: beleza e poder. Foto: BBC/Sven RodenÁreas urbanas favorecem a incidência de raios . Foto: Reprodução/FlickrRaios no mar são comuns. Foto: BBCBrasil é o país com maior índice de raios. Na foto o Pão-de-açucar é atingido. Foto: Reprodução/FacebookFotos de raios, tempestade: beleza e poder. Foto: BBC/Steve BellUm raio equivale a potência de 30 mil chuveiros . Foto: ReproduçãoNo fim do ano passado quatro pessoas morreram ao serem atingidas por raio na Praia Grande. Foto: Reprodução/PM/DivulgaçãoAlém das quatro pessoas, uma grande área foi afetada. Foto: Reprodução/FacebookUma vasta área foi afetada. Foto: Reprodução/FacebookO ideal é sair o mais rápido possível de lugares abertos. Foto: Reprodução/Facebook

A maior parte das mortes por raios, 17, ocorreu em São Paulo. No Maranhão, houve 16 registros; no Piauí, sete; no Amazonas, seis; e no Pará, também seis. Os números de São Paulo se destacam pelas  mortes que ocorreram no segundo semestre do ano passado: em 7 de novembro três moradores foram a óbito após serem atingidos simultaneamente; e em 29 de dezembro, quatro banhistas receberam descarga elétrica em Praia Grande, no litoral sul.

Leia mais:
1.672 pessoas morreram no Brasil atingidas por raios entre 2000 e 2013
Banhistas morrem após serem atingidos por raio em Praia Grande, litoral de SP
Raio mata 11 índios e deixa outros 13 feridos na Colômbia; assista ao vídeo

As cidades que tiveram maior número de vítimas fatais em 2014 foram São Paulo, com cinco; Praia Grande, com quatro; e Pauini, (AM) Wanderley (BA) e Igarapé Grande (MA), com duas cada.

Do total de mortos, 56% viviam na zona rural.

Leia tudo sobre: raiostemporaistempestades

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas