Problema em subestação provoca queda de energia na região central de Brasília

Por Agência Brasil * | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Assessoria da Companhia Energética diz que equipes foram ao local para tentar recuperar o transformador danificado

Agência Brasil

Um problema na subestação número dois da Companhia Energética de Brasília (CEB) causou a queda de energia na capital no começo da tarde de hoje (21). O Setor Comercial Sul e Setor de Autarquias e proximidades ficaram sem luz.

A região afetada fica na parte central de Brasília, onde há shoppings, prédios comerciais e públicos. As falhas começaram a ser percebidas por volta do meio dia.

Segundo nota oficial divulgada pela Companhia Energética de Brasília (CEB), o problema teve origem quando um dos três transformadores da subestação número 2, que fica na Asa Sul, apresentou defeito provocando o desligamento da mesma.

Embora a nota diga que o problema teve origem às 13h29 e que 20 minutos depois “todo o fornecimento de energia da área atendida pela subestação” problemática tenha sido “reestabelecido”, toda a parte do centro sul da Capital Federal permanece sem luz, causando inclusive transtornos no trânsito local, já que os faróis da região não estão funcionando. Os pedestres são obrigados a se aventurar entre os carros para conseguir fazer as travessias. Não há, até o momento, operação de fiscalização de trânsito auxiliando nos locais afetados.

A nota diz ainda que equipes da empresa estão no local tentando recuperar o transformador danificado. Embora a CEB não entre em detalhes, a empresa nega até aqui vínculo entre a ocorrência desta tarde e o apagão registrado na segunda-feira. Na ocasião, a própria CEB confirmou que houve um pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico para que fosse reduzido em 113 megawatts o sistema de distribuição da Capital. O pedido do ONS resultou no desligamento de oito subestações o que causou falta de energia em mais de 154 mil residências em diversos pontos do Distrito Federal.

A Companhia Energética de Brasília divulgou nova nota pouco depois na qual afirma ter resolvido todos os problemas gerados pela falha de um transformador na subestação número dois, localizada na Asa Sul. "A CEB informa que às 17h15 concluiu a manutenção na Subestação Nº 2", diz o documento. De acordo com o texto, os locais que ainda estavam sem energia como Centro de Convenções, Torre de TV, Brasil XXI e o Edifício Parque Corporate estão com o abastecimento normalizado.

* Com iG Brasília

Leia tudo sobre: energiabrasíliacentro

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas