A redução na captação cairá de 16m³/s para 13m³/s. Normalmente, o Sistema Cantareira opera com 31 m³/s

O novo presidente da Sabesp, Jerson Kelman, disse nesta quinta-feira que se o volume de chuvas continuar como está há chances do Sistema Cantareira secar.

"É possível que sim (o Cantareira secar). Se continuar assim, é possível que sim. Por isso, que estamos fechando (reduzindo a captação para 13 m³/s), disse Kelman em entrevista ao telejornal "SPTV", da Rede Globo.

Para evitar que o sistema seque, o presidente da Sabesp anunciou a redução da captação de água no maior reservatório da Grande São Paulo. O Cantareira atende aproximadamente 6,5 milhões de pessoas. 

A redução na captação cairá de 16m³/s para 13m³/s. Normalmente, o sistema opera com 31 m³/s.


Alckmin admite racionamento

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, admitiu nesta quarta (14), pela primeira vez, que o Estado enfrenta racionamento de água. Informou que, por isso, recorrerá da decisão juducial que suspende a cobrança de multa para quem consumir mais água.

“Racionamento já existe. Quando a Agência Nacional de Águas (ANA) determina que tem de reduzir a vazão do Cantareira de 33 metros cúbicos por segundo (m3/s) para 17 m3/s, é óbvio que já está em restrição. Então a medida [de sobretaxar a tarifa de água] tem legalidade”, declarou, após cerimônia de transmissão do comando da Polícia Militar.

Multa: Governo de SP adota sobretaxa para evitar caos no abastecimento de água

Nesta terça (13), a juíza Simone Viegas de Moraes Leme deferiu parcialmente o pedido de liminar da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) contra multa implantada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em vigor desde a última quinta-feira (8).

Mapa: De onde vem a água que sai da sua torneira?

A multa foi suspensa até que o governo do estado cumpra o que está previsto no Artigo 46 da Lei Federal 11.445, de 2007. A lei determinada que, antes de aplicar multa aos consumidores, o governo tem de decretar oficialmente o racionamento de água.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.