Em dez anos, Força Nacional de Segurança atuou em 26 Estados

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

São Paulo foi a única unidade da federação que nunca pediu auxílio para ações de emergência do governo federal

Agência Brasil

Agência Brasil
Força Nacional de Segurança atua na Raposa Serra do Sol, em Roraima

Desde a sua criação, em 2004, a Força Nacional de Segurança Pública atuou em 26 estados em momentos de crise. A única unidade da federação que nunca pediu auxílio para ações de emergência ao governo federal foi São Paulo.

Formada por policiais militares e bombeiros de todas as partes do país, a Força Nacional foi criada para atender às necessidades emergenciais dos Estados quando os efetivos locais não conseguem manter a segurança. De acordo com o Ministério da Justiça (MJ), responsável pela Força Nacional, desde a sua criação, 13 mil policiais já integraram a tropa.

Atualmente, cerca de 1.600 policiais estão em 17 estados, atuando em 38 operações com o objetivo de reduzir a violência, a criminalidade e a insegurança. O Estado onde a Força Nacional permaneceu mais tempo foi Alagoas.

Nesta sexta-feira (28), a pedido do governo da Bahia, o MJ prorrogou por 90 dias a permanência de tropas nas cidades do sul do estado, onde a tensão entre índios e não índios exige o reforço policial.

No início do mês, os policiais foram destacados para atuar em Roraima, após uma rebelião na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

Leia mais: Força Nacional de Segurança atuará por seis meses no Rio Grande do Norte

Em meio a onda de ataques, Força Nacional fiscaliza rodovias em Santa Catarina

Força Nacional permanecerá no Morro do Santo Amaro por mais 90 dias

Baseada na Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Força Nacional é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça. Após treinamento ou atuação, os policiais são reintegrados às suas respectivas funções, em seus Estados, onde também repassam os conhecimentos adquiridos aos demais membros de suas corporações.

Com o lema “Preparados para Tudo”, a Força Nacional completa neste sábado (29), dez anos. Hoje à noite será feita uma solenidade no Salão Negro do Ministério da Justiça, com entrega de medalhas para personalidades que marcaram a história e o desenvolvimento da Força Nacional.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas