Apesar de chuva, nível do Sistema Cantareira cai para 12,2% de sua capacidade

Por Agência Brasil - Flávia Albuquerque |

compartilhe

Tamanho do texto

Pancadas de chuvas estão previstas para domingo e segunda

Agência Brasil

Dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) revelam que o nível de armazenamento de água do Sistema Cantareira caiu hoje (1º) de 12,4% para 12,2%. No Alto Tietê, o nível passou de 6,6% para 6,5%, enquanto no Guarapiranga reduziu de 39,6% para 39,2%. No Sistema Alto Cotia, o nível, que ontem era de 30,1%, chegou hoje a 30,2%. Rio Grande e Rio Claro registraram, respectivamente, quedas de 69,1% para 68,8% e 43,5% para 43%.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o ar segue quente e úmido no Estado de São Paulo, o que provoca a formação de áreas de instabilidade. À tarde e no início da noite de hoje devem ocorrer pancadas de chuva e algumas trovoadas, com pontos localizados de chuva forte.

Para amanhã, a previsão é de mais nuvens e umidade entre o centro-sul e leste do Estado. As aberturas de sol elevam as temperaturas no interior e chuvas isoladas ocorrem entre a madrugada e manhã. Com o aquecimento, pode voltar a chover forte no meio da tarde na maioria das regiões.

Na segunda-feira (3) e terça-feira (4), sol, nuvens, muito abafamento e pancadas de chuva, com trovoadas da tarde para o início da noite no centro e sul do estado. Entre o fim da terça-feira e a quarta-feira (5), uma frente fria pode passar pelo litoral de São Paulo, formando novo canal de umidade e intensificando as chuvas, especialmente no leste do Estado. Haverá leve queda das temperaturas ao longo do dia.

Veja quanta água você gasta com atividades cotidianas

Um banho de 15 minutos gasta 135 litros de água. Já um de 5 minutos gasta 45 litros. Foto: ReproduçãoAo escovar os dentes durante 5 minutos com a torneira aberta são gastos 12 litros. Foto: Getty ImagesAo lavar o rosto ou fazer a barba por cinco minutos, o volume de água gasto é de 12 litros. Ao reduzir para um minuto, se gasta 2,5 litros. Foto: ThinkstockAo utilizar a descarga durante seis segundos, o volume de água utilizado pode chegar a 14 litros. Foto: DivulgaçãoLavar a louça com a torneira meio aberta por 15 minutos pode gastar até 117 litros de água. Foto: Thinkstock PhotosAo utilizar a lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres se gasta 40 litros. Foto: - DivulgaçãoAo lavar roupa no tanque por 15 minutos, o consumo de água pode chegar a 279 litros. Foto: - DivulgaçãoJá ao utilizar uma lavadora de roupas de cinco quilos, o volume de água gasto é de 135 litros. Foto: Getty ImagesLavar a calçada por 15 minutos gasta até 279 litros de água. Foto: web repórter/ erick souzaLavar o carro com mangueira meio aberta por 30 minutos gasta até 560 litros. Foto: Thinkstock/Getty Images


Leia tudo sobre: crise de águaSPsistema cantareira

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas