Operação Amazônia reúne 4 mil homens das Forças Armadas

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

O exercício reúne, até o dia 21, Marinha, Exército e Aeronáutica para aperfeiçoar a defesa e soberania da região

Agência Brasil

As Forças Armadas iniciam hoje (10) a Operação Amazônia, com o objetivo de aperfeiçoar a defesa e soberania da região amazônica. O treinamento vai se concentrar em Manaus, Boa Vista e na cidade de Normandia (RO). O exercício reúne, até o dia 21, cerca de 4 mil homens da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

De acordo com o Ministério da Defesa, a finalidade da operação é aprimorar ações de controle de tráfego fluvial, treinar incursões terrestres ofensivas e defensivas, aperfeiçoar saltos de paraquedistas e atividades de defesa antiaérea. Trabalhos cívico-sociais em comunidades ribeirinhas também estão incluídos.

“A região amazônica apresenta características desafiadoras para as operações militares realizadas, especialmente quanto aos deslocamentos, às distâncias e dificuldades de acessos condicionados aos meios fluviais e às condições climáticas”, explicou o general do Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar De Oliveira, comandante militar da Amazônia. “A operação é importante para a manutenção da capacidade operativa das tropas na região”, completou.

Esta é a terceira edição da Operação Amazônia, que já ocorreu em 2011 e 2012.

Leia tudo sobre: AmazôniaMarinhaExércitoAeronáutica

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas