Tucano escolheu mostrar somente o levantamento que mostra desvantagem menor dele para candidata do PSB

Reuters

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, usou seu programa no horário eleitoral obrigatório para exaltar pesquisa do instituto Vox Populi, que reduz sua desvantagem para Marina Silva (PSB) para 5 pontos, e disse ser o voto útil para derrotar a presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno.

Apesar de três pesquisas de institutos diferentes terem sido divulgadas nesta semana, o programa do tucano escolheu mostrar somente o levantamento do Vox Populi, justamente aquele em que sua desvantagem para Marina é menor. Pesquisas do Ibope e do instituto MDA mostraram a candidata do PSB com uma vantagem maior sobre o tucano --10 pontos e 9,8 pontos respectivamente.

Vox Populi: Dilma abre vantagem de 18 pontos e venceria Marina por 40% a 22%

Ao lado da candidata do PP ao governo do Rio Grande do Sul, Ana Amélia, Aécio Neves durante coletiva de imprensa em Porto Alegre (25/09)
Divulgação/PSDB
Ao lado da candidata do PP ao governo do Rio Grande do Sul, Ana Amélia, Aécio Neves durante coletiva de imprensa em Porto Alegre (25/09)


"Aécio cresce nas pesquisas e já cola em Marina", afirma um locutor enquanto os números do Vox Populi são mostrados na tela.

"Obrigado a você que vem fazendo a nossa candidatura crescer em todo o Brasil. Vamos juntos ao segundo turno para mudar de verdade o Brasil", agradece o tucano, antes de o locutor afirmar: "Aécio, o voto útil para vencer o PT".

Apesar do otimismo no discurso da campanha tucana e da propaganda do PSDB declarar que seu candidato é o "voto útil" para derrotar Dilma, todas as pesquisas mostram o tucano com grande desvantagem em relação à petistas nas simulações de segundo turno.

Enquanto isso, Marina aparece em empate técnico contra a presidente no Ibope e no MDA e perdendo para Dilma, mas por uma diferença menor que Aécio, no Vox Populi.

Segundo o Ibope. Dilma venceria Aécio por 46% a 35%, enquanto Marina empata em 41% com a petista. Pelo MDA, o placar contra o tucano é favorável à petista por 45,5% a 36,5%, ao passo que Marina tem 41% contra 42% de Dilma.

Já no Vox Populi, instituto escolhido pela campanha tucana para aparecer na propaganda, Dilma venceria Aécio por 49% a 34% e derrotaria Marina por 46% a 39% .


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.