Os termômetros de 23 cidades de Santa Catarina ficaram abaixo de zero; Em Urupema, a mínima ficou em -8,3ºC

Gotas se congelaram nos galhos das árvores, em São Joaquim
São Joaquim Online
Gotas se congelaram nos galhos das árvores, em São Joaquim

Ao menos 35 cidades da região Sul do Brasil tiveram temperaturas negativas na madrugada desta quarta-feira (13). O Estado de Santa Catarina foi o mais atingido pelo frio intenso que mudou a paisagem, com 23 cidades registrando termômetros abaixo de zero. 

A cidade de Urupema registrou temperatura de -8,3ºC durante a madrugada e Bom Jardim da Serra registrou -7,7ºC. Em São Joaqui, os termômetros ficaram em -2,7ºC. 

Segundo Luiz Cavalcante, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o motivo para o frio intenso desta quarta-feira foi a presença de uma massa de ar polar que avança para o sudeste do País. Nos próximos dias, as temperaturas devem começar a subir. 

Frio intenso congelou árvores e cobriu a paisagem de branco
São Joaquim Online
Frio intenso congelou árvores e cobriu a paisagem de branco

"Essa massa de ar polar intensa tende a se deslocar para o oceano nas próximas 72 horas, e depois se descola para o oceano. As temperaturas ficam baixas nos próximos dois dias, principalmente na região sul e sudeste. A borda dessa massa chega até a Bahia, mas com intensidade bem menor", disse.

De acordo com ele, a região do planalto sul catarinense deve registrar temperaturas mínimas de 4ºC e máximas de 10ºC. Na região de Florianópolis, os termômetros  chegam a 15ºC. 



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.