Cidades do Sul do País têm temperaturas negativas nesta madrugada

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Os termômetros de 23 cidades de Santa Catarina ficaram abaixo de zero; Em Urupema, a mínima ficou em -8,3ºC

São Joaquim Online
Gotas se congelaram nos galhos das árvores, em São Joaquim

Ao menos 35 cidades da região Sul do Brasil tiveram temperaturas negativas na madrugada desta quarta-feira (13). O Estado de Santa Catarina foi o mais atingido pelo frio intenso que mudou a paisagem, com 23 cidades registrando termômetros abaixo de zero. 

A cidade de Urupema registrou temperatura de -8,3ºC durante a madrugada e Bom Jardim da Serra registrou -7,7ºC. Em São Joaqui, os termômetros ficaram em -2,7ºC. 

Segundo Luiz Cavalcante, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o motivo para o frio intenso desta quarta-feira foi a presença de uma massa de ar polar que avança para o sudeste do País. Nos próximos dias, as temperaturas devem começar a subir. 

São Joaquim Online
Frio intenso congelou árvores e cobriu a paisagem de branco

"Essa massa de ar polar intensa tende a se deslocar para o oceano nas próximas 72 horas, e depois se descola para o oceano. As temperaturas ficam baixas nos próximos dois dias, principalmente na região sul e sudeste. A borda dessa massa chega até a Bahia, mas com intensidade bem menor", disse.

De acordo com ele, a região do planalto sul catarinense deve registrar temperaturas mínimas de 4ºC e máximas de 10ºC. Na região de Florianópolis, os termômetros  chegam a 15ºC. 



Leia tudo sobre: friomassa de ar polarSanta CatarinaSul do País

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas