Governo reconhece situação de emergência em 15 municípios afetados pelas chuvas

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Municípios podem agilizar compras sem licitação, além de facilitar pedidos de recursos para reparar estragos

Agência Brasil

O Ministério da Integração Nacional publicou nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil que reconhece situação de emergência em 15 municípios por causa das chuvas ou estiagem.

A portaria também reconhece estado de calamidade pública em Presidente Getúlio, no interior de Santa Catarina. A cidade foi atingida por chuvas fortes no início de julho.

A maioria dos municípios em situação de emergência fica em Santa Catarina. São oito cidades (Agronômica, Arabutã, Coronel Freitas, Ipumirim, Nova Itaberaba, Paial Palmitos e Xavantina), que sofreram consequências das inundações e enxurradas por causa das chuvas que atingiram o estado em junho e julho deste ano.

O município mineiro de Inimutaba também teve situação de emergência reconhecida por causa das chuvas.

Já os municípios de Chorrochó, Iaçu, Indaiabira e Matina, todos no interior da Bahia, decretaram situação de emergência por causa dos efeitos da estiagem.

Com a situação de emergência ou calamidade reconhecida, os municípios podem agilizar compras sem licitação, além de facilitar os pedidos de recursos ao governo federal para reparar os estragos.

Leia tudo sobre: chuvasmunicípiosafetadossituação de emergênciagoverno

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas