Grupo de cerca de 400 pessoas chegou à área em Planaltina, a 40 km de Brasília, durante a madrugada de domingo (3)

Agência Brasil

Um grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) está acampado desde a madrugada de domingo (3) na Fazenda Três Pinheiro localizada no km 8 da DF-110, em Planaltina, no Distrito Federal (DF). Antes, o grupo ocupava outra propriedade na mesma região, mas teve de sair após uma decisão judicial. A área fica a cerca de 40 quilômetros de Brasília.

Sem-Terra retirados de outra fazenda se divertem em área ocupada em Planaltina, nesta segunda
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Sem-Terra retirados de outra fazenda se divertem em área ocupada em Planaltina, nesta segunda

De acordo com Edmar Tavares, integrante da coordenação do MST-DF, o grupo chegou ao local por volta das 2h e permanecerá até haver alguma negociação. “Há uma grande possibilidade de esta área ser da Terracap [empresa pública do DF] e há uma série de irregularidades. Queremos a desocupação das terras para a reforma agrária. Ainda não fomos procurados para a negociação, só uma pessoa chegou ao local dizendo ser o dono da terra, mas não apresentou nenhuma documentação”, contou.

Leia também:
Manifestantes sem-terra protestam em Brasília
Sem-Terra invadem sede do Incra e instituto entra na Justiça para expulsá-los

Segundo Tavares, há cerca de 400 pessoas na área ocupada. Já o Batalhão da Polícia Militar Ambiental, que acompanha a ocupação, diz serem 50 as famílias acampadas no local. De acordo com a corporação, a ação seguia tranquila até o fechamento desta matéria e não havia nenhuma operação especial na área ocupada pelo movimento, apenas o patrulhamento diário local.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.