Chuvas deixam mais de 40 mil desabrigados e desalojados em Santa Catarina

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Até então 39 municípios registraram algum ponto de alagamento, desde 25 de junho. A região oeste é a mais afetada

Apesar das chuvas terem dado uma trégua em Santa Catarina neste fim de semana, cerca de 41,7 mil pessoas estão desabrigados ou desalojados, de acordo com informações da Defesa Civil do Estado. Até então 39 municípios registraram algum ponto de alagamento, desde 25 de junho. A região oeste é a mais afetada.

Mais: Chuvas atingem mais de 30 municípios e interditam estradas no sul do País

Jeferson Marzani/Rio do Sul
Rio do Sul é um dos 15 municípios que decretaram estado de emergência por causa das chuvas

Ainda segundo o órgão, 15 municípios decretaram estado de emergência, são eles: Palmitos, Joaçaba, Itapiranga, Águas de Chapecó, Videira, Herval do Oeste, Capinzal, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Irani, Rio do Sul e Cordilheira Alta.

Os rios começam a baixar gradativamente, conforme dados do órgão estadual, o rio Itajaí-Açú é o que mais preocupa pois está com 9,32 metros acima do nível normal. 

Neste domingo o governador do Estado, Raimundo Colombo e o Secretário do Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli sobrevoaram a região de Rio do Oeste e Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí e declararam que daqui um ou dois dias o governo deve começar a contabilizar os danos. 

Previsão

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve dar uma trégua até amanhã (1) no Estado. Já na quarta-feira (2) e na quinta-feira (3) devem haver pancadas de chuvas com trovoadas, principalmente no região oeste.

Leia tudo sobre: chuvasdesabrigadosdesalojadossanta catarina

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas