Movimento em aeroportos fica abaixo do normal nos primeiros dias da Copa

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Análise considerou 20 aeroportos que atendem 90% do total de passageiros do País; São Paulo teve 10,8% dos voos atrasados

O movimento de passageiros ficou abaixo do normal nos principais aeroportos do País nos dois primeiros dias da Copa do Mundo, na quinta (12) e nesta sexta-feira (13). No total, o fluxo foi de 434,4 mil pessoas e 3.686 aeronaves, número abaixo da média esperada para esta época do ano, de cerca de 500 mil passageiros por dia. O índice de pontualidade dos aeroportos das cidades-sede dos jogos foi similar à média internacional.

Foram considerados para a análise os 20 aeroportos que atendem 90% do movimento de passageiros do País. Os dois aeroportos de São Paulo, cidade que sediou a abertura do Mundial, tiveram movimento normal de chegadas na quinta e de saídas nesta sexta. Nas 36 horas corridas, da 0h de quinta às 12h de sexta, o aeroporto de Guarulhos teve 534 chegadas programadas - com 10,8% de voos atrasados e nenhum cancelamento - e 512 partidas - com 9,5% de atrasos e nenhum cancelamento.

O Aeroporto de Congonhas teve 252 chegadas programadas com nenhum atraso e 22,92% de voos cancelados no mesmo período. Mais 293 voos partiram de Congonhas, com 3% de atrasos e 27,65% de cancelamentos; e o aeroporto de Viracopos, em Campinas, teve 216 chegadas previstas, com 4,2% de voos atrasados e igual índice de voos cancelados, além de 212 partidas, com 4,25% de atrasos e 6,6% de cancelamentos.

Os dados são da Secretaria de Aviação Civil, da Infraero e da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos. O índice é melhor que o padrão internacional, que considera satisfatórios índices de pontualidade de até 85% e conta como atraso o tempo adicional de chegada ou partida superior a meia hora. Os cancelamentos frequentemente ocorrem de forma programada, por rearranjos da malha aérea, e não significam que os passageiros deixaram de viajar.

O Aeroporto Internacional de Salvador registrou movimento muito acima do normal na manhã desta sexta, devido à chegada de voos fretados com turistas para o jogo entre Espanha e Holanda, durante a tarde. Houve espera de aeronaves para vaga em pátios. Da 0h de quinta às 12h desta sexta ocorreram 204 chegadas no aeroporto, com índice de atrasos de 12,75% e 6,4% de cancelamentos, e 211 partidas, com 12,8% de atrasos e 11,37% de cancelamentos. Na quinta, 31 mil pessoas passaram pelo local.

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, teve operação normal nos dois dias, mas registrou problemas no terminal de passageiros: um grupo de cerca de 50 chilenos passou a noite na Fun Zone, o que sobrecarregou os banheiros da nova ala do terminal. A cidade teve 94 chegadas entre a 0h de quinta e 12h desta sexta, com 14,9% de atrasos e 3,2% de cancelamentos; 97 voos saíram no mesmo período, com 13,4% de atrasos e 6,19% de cancelamentos. A capital sediou a partida entre Chile e Austrália.

Em Natal, a chuva forte que caiu a partir das 9h desta sexta tornou a operação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante mais lenta. Da 0h até as 15h desta sexta não houve voos cancelados. O índice de atrasos foi 12,3% para chegadas e partidas. Natal sediou o jogo entre México e Camarões no início da tarde de hoje.

Leia tudo sobre: aeroportoscopa do mundo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas