PF prende 16 em operação contra fraude com cartões bancários em SP e MG

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Segundo a PF, quadrilha usava equipamento para reter cartão no caixa eletrônico. Telefone de emergência falso fazia com que cliente passasse dados aos criminosos para cancelamento

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (14) pelo menos 16 pessoas suspeitas de participar de uma quadrilha especializada em fraude com retenção de cartões bancários nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Do presos, 14 foram encontrados no Estado de São Paulo, - capital, Santos e Praia Grande - e dois na cidade de Divinópolis, em Minas Gerais.

2013PF bate recordes em operações especiais, mas sindicato critica sucateamento

Segundo a Polícia Federal, o grupo atuava instalando um dispositivo conhecido como “boquinha”, que prende o cartão do cliente no caixa eletrônico. A quadrilha também afixava junto ao caixa eletrônico um adesivo com o número de uma falsa central telefônica para a qual o cliente, que teve o cartão retido, ligava e fornecia seus dados, inclusive senha. O cliente acabava sendo convencido de que seu cartão foi bloqueado e deixava o caixa, o que permitia que os criminosos utilizassem o cartão.

Participaram da operação 104 policiais federais, que deram cumprimento a 16 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidas 4 armas de fogo, dinheiro em espécie, documentos, cartões fraudados, máquinas usadas para pagamentos com cartão e equipamentos usados para reter os cartões.

A partir do momento em que os criminosos retiram o cartão da “boquinha”, a quadrilha passa a realizar uma série de operações financeiras, como saques, compras, transferências, pagamentos de boletos, multas e impostos.

Os presos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de furto mediante fraude, formação de quadrilha, organização criminosa e peculato, cujas penas podem atingir de 1 a 12 anos de prisão.

Leia tudo sobre: pfoperaçãopolícia federalsão pauloigspfraudecartão de crédito

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas