Termina o horário de verão

Por iG São Paulo | - Atualizada às

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Relógios devem der atrasados em 1 hora neste domingo

O horário de verão terminou na noite de sábado para domingo para os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, que devem atrasar em uma hora seus relógios. Iniciado em 20 de outubro de 2013, o horário de verão tem como objetivo reduzir a demanda de energia elétrica nas regiões atingidas, principalmente entre as 18h e 20h.

Divulgação
Horário de verão começou no dia 20 de outubro

Alguns serviços nas principais cidades mudam o funcionamento para que os moradores não sofram impactos com o novo horário. Em São Paulo, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estenderam sua operação comercial por mais uma hora. 

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O horário de verão estava em vigor nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Esse é o 38º ano em que o governo adota o horário de verão. Com isso, as empresas de geração e transmissão evitam investimentos da ordem de R$ 4,6 bilhões. Além disso, há uma redução na necessidade de geração da energia gerada pelas usinas térmicas, o que gera uma economia estimada de cerca de R$ 400 milhões.

Adaptação ao novo horário

Futura Press
À meia-noite de hoje é dia de atrasar os relógios em uma hora, como o da Estação de Trem Júlio Prestes, em São Paulo

De acordo com Jacob Faintuch, clínico geral do Hospital das Clínicas, o ideal para preparar o organismo ao novo horário é manter uma boa qualidade do sono. “O fim do horário de verão é menos traumático que o inicio, já que a noite de sábado é a mais longa do ano e o corpo consegue descansar. Além disso, é mais fácil de acordar, já que tem mais luz nesse período”, explica o especialista.

Mesmo assim, é importante lembrar que será apenas uma noite longa, pois no domingo tudo volta ao normal. O especialista adverte que é bom evitar o consumo de café, chá preto, pó de guaraná e bebidas estimulantes, em geral, no final da tarde. “O desequilíbrio do organismo se dá nos cinco primeiros dias da mudança no relógio, após esse período e com os devidos cuidados tomados, o corpo se adapta de forma tranquila”.

Exercícios físicos muito extenuantes também devem ser evitados. “O ideal é praticar atividade física uma vez ao dia, no mínimo duas horas depois de acordar, e evitar a prática durante a noite”, observa, citando, ainda, outras atitudes que podem prejudicar o descanso, tais como se alimentar demais no jantar, ir dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente, e ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono.

Jacob também adverte que a má qualidade do sono pode prejudicar o rendimento do indivíduo em suas atividades durante o dia. “O horário de verão não é o único fator que desequilibra o organismo. Novos turnos de trabalho ou viagens internacionais podem agir da mesma forma”, lembra. Para manter a saúde, esses cuidados devem ser constantes o ano todo.

A manutenção do sono, principalmente nos primeiros dias da alteração do horário, é fundamental para evitar complicações cardiovasculares. “Dificuldade de dormir ou de acordar podem predispor o paciente a problemas cardíacos. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia que o estresse comumente aumenta”, diz Jacob Faintuch.

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