Rio de Janeiro e São Paulo seguem com condições de temperatura muito altas neste domingo

As praias do Rio de Janeiro amanheceram lotadas neste domingo (09), após a cidade registrar um novo recorde de temperatura do ano neste sábado: 41,2 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Meteorologia: Tanto tempo com calor e sem chuva é fenômeno anormal

Brincadeiras: Calor faz a mão fritar e leva jogo de baralho ao banco

O recorde anterior vahia sido registrado na sexta (7), quando os cariocas sentiram calor de 40,8°C na estação de Santa Cruz, na zona oeste da capital fluminense. Hoje, o calor deve permanecer e as praias devem continuar lotadas.

De acordo com o Inmet, a temperatura mais alta já registrada no Rio foi em janeiro de 1984, quando o calor chegou a 43,2°C.

São Paulo

Outra capital que vem atingindo recordes de temperatura é São Paulo. A capital paulista registrou a maior temperatura do ano na sexta-feira (07), com 36,4ºC, Neste sábado (08) ficou apenas um décimo abaixo, com 36,3º.

O domingo começou abafado com poucas nuvens e termômetros oscilando em torno dos 23ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o predomínio de sol provoca a rápida elevação das temperaturas com máximas que podem chegar aos 36ºC. No final da tarde a chegada da brisa marítima aumenta a nebulosidade, porém as chuvas podem ocorrer apenas de forma rápida e isolada, o que no geral é insuficiente para dar alívio a estiagem prolongada pela qual passa a região metropolitana de São Paulo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.