Segundo o ONS, falha no sistema interligado nacional interrompeu o fluxo de energia para essas trechos dessas regiões por aproximadamente 35 minutos

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta terça-feira (04) que uma falha em uma linha de energia que liga o Norte ao Sudeste do País provocou falta de energia em cidades das regiões Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

O Dia: Moradores do Rio sofrem com falta de energia elétrica

Segundo o ONS, às 14h03, "uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a região norte e as regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões".

O orgão ainda informou que para evitar a propagação do evento, houve um desligamento automático de energia pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.

Às 14h41, a interligação foi religada e a frequência normalizada. A partir desde momento, o ONS anunciou aos distribuidores locais que a energia poderia ser retomada.

Ano passado: Apagão atinge todos os Estados do Nordeste

Fevereiro de 2011. Apagão deixa o Nordeste às escuras

São Paulo

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que, devido a problemas na rede de transmissão de energia elétrica, as regiões oeste, sul e leste da capital paulista registraram problemas em semáforos de vários cruzamentos. Às 15h40, havia 27 ocorrências confirmadas de semáforos apagados devido à falta de energia.

De acordo com a AES Eletropaulo, concessionária responsável pela distribuição de energia em parte do Estado, a afalha afetou o fornecimento de energia nos municípios Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu e Diadema da área de concessão da distribuidora. Bairros da capital paulista também foram impactados, como: Capão Redondo, Pedreira, Cidade Ademar, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera, Vila Mariana, Guaianases e Vila Matilde. De acordo com a empresa, a AES Eletropaulo a situação na região foi normalizada às 14h58.

Rio de Janeiro

Moradores das zonas norte e oeste do Rio sofreram com a falta de energia elétrica na tarde desta terça-feira. De acordo com a Light, o problema registrado desligou 17 subestações da Light, que interrompeu o fornecimento de energia para aproximadamente 600 mil clientes .

Santa Catarina

A Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A (Celesc) informa que parte do sistema começou a ser reestabelecido a partir das 14h52 e, às 15h36, o ONS autorizou o restabelecimento do restante da carga. Foram desligados, para segurança operativa do sistema elétrico, cerca de 520 MW, o que representa em torno de 13% da demanda da Celesc no momento da ocorrência. O desligamento afetou aproximadamente 315 mil unidades consumidoras, 13% do total de unidades atendidas na área de concessão.

Outros anos

Em 2013, um blecaute atingiu diversas cidades dos nove Estados do Nordeste . Cidades do Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte foram atingidas pelo apagão. Entre setembro e dezembro de 2012, uma série de apagões do setor elétrico atingiu Estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.