Internautas do iG elegem os fatos mais marcantes de 2013

Por iG São Paulo | - Atualizada às

Texto

Internautas escolheram os fatos mais importantes do ano em 12 temas na enquete de retrospectiva de 2013

O que marcou a política brasileira, a cultura, o esporte, a economia e a ciência em 2013? O internauta do iG escolheu os fatos mais importantes do ano na enquete de retrospectiva em Real Time. Confira:

Arte iG
Retrospectiva do iG perguntou ao internauta quais foram os destaques do ano em doze temas



Conheça a home do Último Segundo

Carros

O Chevrolet Tracker foi eleito pelos internautas com 38% dos votos como o melhor lançamento automobilístico do ano. Também estavam na disputa o Volkswagen Golf, o Ford Focus, o Renaut Logan e o Nissan Sentra.

Ciência

No campo da ciência, 51% consideraram como maior feito científico do ano uma descoberta do robô Curiosity. Ele reportou que o solo de Marte tem condições favoráveis à vida. Outros fatos, como a implantação de memórias falsas no cérebro de camundongos, o derretimento desenfreado das geleiras dos Andes, a descoberta de um pequeno planeta fora do sistema solar e o descobrimento dos restos mortais de Ricardo 3º, monarca inglês que ocupou o trono no século 15, também estavam em votação.

Veja mais retrospectivas do ano de 2013

Comportamento

‘Protestar’ foi eleita como a palavra de ordem do ano por 83% dos internautas. Compartilhar, ostentar, exibir-se e sensualizar também estavam na disputa.

Cultura

As mortes de Chorão e Champignon, integrantes do Charlie Brown, abalaram 50% dos internautas do iG, que consideraram essa fatalidade como o fato mais marcante no cenário cultural brasileiro. A polêmica das biografias não autorizadas, a popularização do grupo de humor Porta dos Fundos, os shows impecáveis de Bruce Springsteen no Brasil e a morte do ícone do rock Lou Reed estavam em votação.

Economia

Para 62% dos internautas, o fim do império X do empresário Eike Batista foi a notícia do ano. Também estavam na disputa o leilão do pré-sal, a punição dos planos de saúde imposta pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a investigação das suspeitas de pirâmides financeiras, como Telexfree e BBom, bem como a saída do empresário Abílio Diniz do Pão de Açúcar.

Esporte

A medalha de ouro do ginasta Arthur Zanetti no Campeonato Mundial de Ginástica Artística levou 54% dos internautas a considerar o feito como acontecimento esportivo do ano. A conquista do tricampeonato mundial do nadador Cesar Cielo, o ouro da judoca Rafaela Silva no Mundial de judô no Rio de Janeiro, o ouro de Poliana Okimoto no Mundial de maratona aquática e a conquista de duas medalhas de bronze de Thiago Pereira no Mundial de natação estavam na votação.

Gay

No quesito diversidade sexual, a declaração do papa Francisco foi eleita o acontecimento gay mais importante de 2013 para 64% dos internautas. Para ele, os gays não podem ser marginalizados ou julgados. O fato de Felix, personagem da novela Amor à Vida, ter trazido o assunto gay para a família brasileira também foi destaque. O casamento de Daniela Mercury com a jornalista Malu Versoça, as medidas do Supremo Tribunal Federal na aprovação do casamento igualitário no Brasil e o casamento gay ter sido aprovado na França, Uruguai e País de Gales foram considerados fatos marcantes no ano.

Celebridades

O nascimento de George, príncipe herdeiro do trono inglês, abalou o mundo dos famosos para 36% dos votos. O aparecimento do vilão Felix, o falso enterro do Bentley de Chiquinho Scarpa, a separação de Grazi Massifera e Cauã Reymond e a traição de Sheila Carvalho também estavam em votação.

Mundo

Para 57% dos internautas do iG, a renúncia de Bento 16 e a escolha do 1º papa franciscano foram a notícia do ano. Também estavam em votação o escândalo de espionagem revelado por Snowden, a morte de Hugo Chávez, o atentado terrorista na maratona de Boston (EUA) e a queda do primeiro presidente egípcio eleito democraticamente.

Política

As manifestações de junho foram consideradas por 64% dos internautas como acontecimento mais marcante de 2013. Também estavam em votação as prisões dos réus do mensalão, o escândalo dos cartéis do Metrô de São Paulo, os 25 anos da constituição brasileira e a união de Marina Silva com Eduardo Campos.

Tecnologia

O lançamento do Galaxy S4, celular da Samsung, foi o melhor lançamento tecnológico do ano para 58% dos internautas. IPhone 5S, Lumia 1020, Galaxy Gear e iPad Air também estavam na lista.

Vídeos

52% dos internautas do iG consideraram como melhor vídeo do ano a pegadinha da levitação, que assustou frequentadores de um café. Em votação, também estavam o vídeo de uma garota pedindo demissão, o show das Poderosas da cantora Anita, a propaganda da Dove sobre a beleza real e a gravação de Wrecking Ball, clipe polêmico da cantora Miley Cirus.

Leia tudo sobre: retrospectivarestrospectiva 2013internautas
Texto

notícias relacionadas