Internautas escolheram os fatos mais importantes do ano em 12 temas na enquete de retrospectiva de 2013

O que marcou a política brasileira, a cultura, o esporte, a economia e a ciência em 2013? O internauta do iG escolheu os fatos mais importantes do ano na enquete de retrospectiva em Real Time. Confira:

Retrospectiva do iG perguntou ao internauta quais foram os destaques do ano em doze temas
Arte iG
Retrospectiva do iG perguntou ao internauta quais foram os destaques do ano em doze temas



Conheça a home do Último Segundo

Carros

O Chevrolet Tracker foi eleito pelos internautas com 38% dos votos como o melhor lançamento automobilístico do ano. Também estavam na disputa o Volkswagen Golf, o Ford Focus, o Renaut Logan e o Nissan Sentra.

Ciência

No campo da ciência, 51% consideraram como maior feito científico do ano uma descoberta do robô Curiosity. Ele reportou que o solo de Marte tem condições favoráveis à vida. Outros fatos, como a implantação de memórias falsas no cérebro de camundongos, o derretimento desenfreado das geleiras dos Andes, a descoberta de um pequeno planeta fora do sistema solar e o descobrimento dos restos mortais de Ricardo 3º, monarca inglês que ocupou o trono no século 15, também estavam em votação.

Veja mais retrospectivas do ano de 2013

Comportamento

‘Protestar’ foi eleita como a palavra de ordem do ano por 83% dos internautas. Compartilhar, ostentar, exibir-se e sensualizar também estavam na disputa.

Cultura

As mortes de Chorão e Champignon, integrantes do Charlie Brown, abalaram 50% dos internautas do iG , que consideraram essa fatalidade como o fato mais marcante no cenário cultural brasileiro. A polêmica das biografias não autorizadas, a popularização do grupo de humor Porta dos Fundos, os shows impecáveis de Bruce Springsteen no Brasil e a morte do ícone do rock Lou Reed estavam em votação.

Economia

Para 62% dos internautas, o fim do império X do empresário Eike Batista foi a notícia do ano. Também estavam na disputa o leilão do pré-sal, a punição dos planos de saúde imposta pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a investigação das suspeitas de pirâmides financeiras, como Telexfree e BBom, bem como a saída do empresário Abílio Diniz do Pão de Açúcar.

Esporte

A medalha de ouro do ginasta Arthur Zanetti no Campeonato Mundial de Ginástica Artística levou 54% dos internautas a considerar o feito como acontecimento esportivo do ano. A conquista do tricampeonato mundial do nadador Cesar Cielo, o ouro da judoca Rafaela Silva no Mundial de judô no Rio de Janeiro, o ouro de Poliana Okimoto no Mundial de maratona aquática e a conquista de duas medalhas de bronze de Thiago Pereira no Mundial de natação estavam na votação.

Gay

No quesito diversidade sexual, a declaração do papa Francisco foi eleita o acontecimento gay mais importante de 2013 para 64% dos internautas. Para ele, os gays não podem ser marginalizados ou julgados. O fato de Felix, personagem da novela Amor à Vida, ter trazido o assunto gay para a família brasileira também foi destaque. O casamento de Daniela Mercury com a jornalista Malu Versoça, as medidas do Supremo Tribunal Federal na aprovação do casamento igualitário no Brasil e o casamento gay ter sido aprovado na França, Uruguai e País de Gales foram considerados fatos marcantes no ano.

Celebridades

O nascimento de George, príncipe herdeiro do trono inglês, abalou o mundo dos famosos para 36% dos votos. O aparecimento do vilão Felix, o falso enterro do Bentley de Chiquinho Scarpa, a separação de Grazi Massifera e Cauã Reymond e a traição de Sheila Carvalho também estavam em votação.

Mundo

Para 57% dos internautas do iG , a renúncia de Bento 16 e a escolha do 1º papa franciscano foram a notícia do ano. Também estavam em votação o escândalo de espionagem revelado por Snowden, a morte de Hugo Chávez, o atentado terrorista na maratona de Boston (EUA) e a queda do primeiro presidente egípcio eleito democraticamente.

Política

As manifestações de junho foram consideradas por 64% dos internautas como acontecimento mais marcante de 2013. Também estavam em votação as prisões dos réus do mensalão, o escândalo dos cartéis do Metrô de São Paulo, os 25 anos da constituição brasileira e a união de Marina Silva com Eduardo Campos.

Tecnologia

O lançamento do Galaxy S4, celular da Samsung, foi o melhor lançamento tecnológico do ano para 58% dos internautas. IPhone 5S, Lumia 1020, Galaxy Gear e iPad Air também estavam na lista.

Vídeos

52% dos internautas do iG consideraram como melhor vídeo do ano a pegadinha da levitação, que assustou frequentadores de um café. Em votação, também estavam o vídeo de uma garota pedindo demissão, o show das Poderosas da cantora Anita, a propaganda da Dove sobre a beleza real e a gravação de Wrecking Ball, clipe polêmico da cantora Miley Cirus.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.