Veja o que funciona no feriado de Natal

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Confira o que abre e o que fecha na véspera e no dia de Natal nas cidades brasileiras

Por conta dos festejos de Natal, que será comemorado na próxima quarta-feira (25), diversos estabelecimentos públicos e privados do País mudam sua rotina de trabalho nos próximos dias. Veja abaixo:

Mais: Veja o que abre e fecha em São Paulo no Natal

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que os bancos terão horários diferenciados no feriado de Natal. Todas as agências fecham no dia 25, mas no dia 24, os bancos podem estabelecer horários especiais, desde que garantam ao público um atendimento mínimo de duas horas, conforme abaixo especificado:

As agências localizadas nos Estados que seguem o horário de Brasília irão abrir ao público das 9h às 11h. Veja a lista das cidades que seguem horário de Brasília:

Espírito Santo (ES);
Goiás (GO);
Mato Grosso (MT);
Mato Grosso do Sul (MS);
Minas Gerais (MG);
Paraná (PR);
Rio de Janeiro (RJ);
Rio Grande do Sul (RS);
Santa Catarina (SC);
São Paulo (SP);
Tocantins (TO);
Distrito Federal (DF).

As agências localizadas nos demais Estados, o atendimento será das 8h às 10h seguindo o horário local. Agências localizadas em Estados com diferença de 3 horas em relação à Brasília – DF irão atender o público das 7h às 9h.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 25 poderão ser pagas no próximo dia útil (26), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais)

Correios

Gabriela Bilo/Futura Press
Agências dos Correios também terão horários diferenciados no feriado de Natal

Nos Correios, os horários de funcionamento das agências no período no fim do ano depende de cada Estado. Mas a maioria deve seguir o seguinte esquema: de sábado à segunda-feira, dia 21 e 23, o expediente é normal para as agências que abrem nesses dias. No dia 24, as agências funcionarão até as 12h, exceto as agências que funcionam em orgão que fecham no feriado, como nos Poupatempos, em São Paulo. No dia 25, as agências não abrirão.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento dos Correios, 3003-0100 (capital e região metropolitana) ou 0808 7257282 (demais localidades), que funciona das 8h às 18h, aos sábados, domingos e feriados, e das 8h às 20h, em dias úteis. Nos dias 24 e 25, o funcionamento será de 8h às14h.

Casas lotéricas

As casas lotéricas estarão fechadas no dia 25, dia em que também não haverá o sorteio de loterias. No fim de semana e no dia 24, o funcionamento é normal. Dia 25 não haverá sorteios das loterias. A extração da Loteria Federal - Especial de Natal - será feita no dia 24. O concurso 1.412 da Lotomania será realizado na quinta-feira (26). O nº 999 da Lotofácil será realizado na sexta-feira (27). A partir de 23, todas as vendas da Mega-Sena serão para o concurso especial nº 1.560 (Mega da Virada) e não haverá sorteios regulares da modalidade até a Mega da Virada. 

Shoppings

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers, a abertura de shoppings é opcional em feriados. Muitos devem adotar o seguinte horário: na véspera do feriado, dia 24, estarão abertos até as 18h. Já no dia 25, a abertura será facultativa para as lojas, das 10 às 18h, embora os shoppings mantenham seu horário normal das 10 às 22h.

Leia tudo sobre: feriadoabre e fechanatal

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas