Novo sistema de navegação para encurtar viagens aéreas provoca atrasos em voos

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Implantação do 'céu verde' interrompeu por 45 minutos operações no aeroporto de Cumbica, em São Paulo

A implementação de um novo sistema de navegação aérea pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), conhecido como "céu verde", provocou atrasos em voos no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo entre a noite de quarta-feira (11) e o início da manhã desta quinta-feira (12). As operações no aeroporto foram interrompidas por 45 minutos para a inicialização do sistema, o que gerou um efeito cascata de atrasos.

Conheça a nova home do Último Segundo
Infográfico: relembre em texto, fotos e áudio 30 acidentes aéreos
Caixas-pretas revelam frieza de pilotos, ouça

Das 46 partidas programadas das 23h45 às 6h, 33 atrasaram mais de meia hora, segundo a concessionária GRU Airport. O site da Infraero, no entanto, mostrava que da 0h às 8h, dos 51 voos domésticos previstos, houve 12 atrasos e três cancelamentos. Entre as decolagens internacionais, houve 16 atrasos entre os 22 voos previstos. No momento, a situação é bem melhor. Às 13h, o aeroporto tinha 4 voos em atraso.

O novo sistema permite que os aviões sigam mais tempo em linha reta, o que torna as viagens mais curtas. Na ponte aérea, a redução de tempo de viagem será de pelo menos oito minutos.

Leia tudo sobre: aeroportoscumbicabrasiligsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas