Tempo instável marca o fim de semana nos extremos do Brasil

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Sudeste terá tempo bom, com predomínio de sol e calor. No Sul, a chegada de uma frente fria provoca temporais no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Nesta sexta-feira, áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão que se formou entre o Paraguai e a Argentina influenciam o tempo no Sul do país e no Mato Grosso do Sul. No sábado, feriado de 12 de Outubro, a Climatempo alerta para o risco de temporal, principalmente no centro norte gaúcho.

Veja a previsão do tempo para a sua cidade

Na maior parte do Sudeste o fim de semana do dia das Crianças será de sol, tempo firme e calor à tarde, inclusive na cidade de Aparecida, onde está localiza a Basílica de Nossa Senhora.

Nos próximos dias o ar quente e úmido forma nuvens carregadas e provoca pancadas de chuva no Norte do Brasil, exceto no Amapá onde o tempo segue seco. Na faixa litorânea do Nordeste o tempo segue instável com risco de chuva forte entre Sergipe e Alagoas. Já no interior nordestino, o dia das crianças será comemorado com muito sol e calor.

Veja abaixo como fica a previsão para a sua região durante o fim de semana:

Sudeste

Uma massa de ar seco cobre a maior parte da Região Sudeste. Muitas nuvens até se formam sobre o litoral capixaba, mas só há previsão de chuva no norte do Estado a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Região o tempo fica bem aberto e faz calor.

Uma massa de ar seco cobre grande parte da Região Sudeste. Muitas nuvens até se formam sobre o Espírito Santo, mas não há condições de chuva. Nas demais áreas da Região, o tempo fica bem aberto e faz calor.

A umidade aumenta no litoral capixaba e chove de forma fraca ao longo do dia. No interior do Estado e também no norte do Rio de Janeiro, o sol aparece pouco e não chove. No centro-oeste de São Paulo, previsão de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas, tempo firme.

Sul

Uma frente fria e áreas de instabilidade vindas do Paraguai influenciam o tempo em grande parte do Sul. Apenas no leste de Santa Catarina e no leste e no norte do Paraná, não chove. Nas demais áreas da Região, o sol aparece, mas chove no decorrer do dia.

As áreas de instabilidade se intensificam e há risco de temporais no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O tempo fica firme apenas no nordeste do Paraná. No nordeste de Santa Catarina, no centro-leste e noroeste do Paraná, ainda faz sol e chove de forma isolada a partir da tarde.

Áreas de instabilidade espalham muitas nuvens sobre o Sul. No centro-norte gaúcho e em Santa Catarina e no sul e no sudoeste do Paraná, o sol aparece, mas ocorrem muitas pancadas de chuva. Há risco de chuva forte. Nas demais áreas, chove a partir da tarde.

Centro-Oeste

A umidade fica baixa no Distrito Federal e em grande parte de Goiás. Faz calor e não chove. Já no Pantanal e no sul do Mato Grosso do Sul, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a partir da tarde. Nas demais áreas, faz sol, com previsão de chuva isolada a partir da tarde.

O tempo segue instável no Pantanal e no sul de Mato Grosso do Sul. O sol aparece, mas sempre entre muitas nuvens. A sensação é de abafamento e chove várias vezes. Já em Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso, o dia será ensolarado e seco. Nas demais áreas, chove rápido.

Mais um dia abafado, com aberturas de sol e pancadas de chuva no sul e no oeste de Mato Grosso do Sul e no Pantanal de Mato Grosso. Em grande parte de Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso, o sol brilha forte e não chove. Sol e chuva rápida no sul de Goiás e nas demais áreas da Região.

Nordeste

Tempo chuvoso em Sergipe e em Alagoas. Sol, muitas nuvens e chuva a qualquer hora no litoral da Bahia e no leste de Pernambuco. Sol e chuva rápida a partir da tarde no norte do Maranhão e do Piauí. Sol e tempo firme nas demais áreas da Região.

O tempo fica chuvoso em Sergipe, em Alagoas e na zona da mata de Pernambuco. No litoral da Bahia e no litoral de Pernambuco, faz sol entre muitas nuvens e chove a qualquer hora. Sol e chuva rápida no leste da Paraíba e no norte do Maranhão e do Piauí. Sol e tempo seco nas demais áreas.

O tempo segue instável no litoral da Bahia, em Sergipe e em Alagoas. O sol aparece, mas ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia. No leste de Pernambuco e no norte do Maranhão, faz sol com chuva passageira. O tempo fica aberto e firme nas demais áreas da Região.

Norte

Áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido atuam em grande parte da Região. Não chove apenas no Amapá e no centro-sul do Tocantins. No Pará, o sol brilha forte, mas à tarde ocorrem pancadas de chuva. Nas demais áreas, chove várias vezes.

Dia de sol forte, calor e tempo seco no Amapá, no Tocantins e no sudeste do Pará. Sol, muitas nuvens e chuva a qualquer hora no Acrer em Rondônia e em grande parte do Amazonas. Sol, calor e chuva a partir da tarde nas demais áreas da Região.

Sol forte, muito calor e tempo seco no Amapá, no Tocantins e no sudeste do Pará. Já no sul de Rondônia, ocorrem períodos de sol que intercalam com pancadas de chuva. Nas demais áreas da Região, o sol predomina e chove a partir da tarde.

Leia tudo sobre: previsão do tempo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas