Armazém continha nitrato de potássio, cuja queima produz fumaça que provoca irritação e queimaduras

Um incêndio de grandes proporções consome desde as 23h desta terça-feira, 24, uma carga de fertilizante em um armazém da empresa Global Logística em um terminal marítimo, na BR-280, em São Francisco do Sul, cidade que fica 190 quilômetros da capital catarinense, Florianópolis. Equipes do Corpo de Bombeiros voluntários de São Francisco do Sul, da Defesa Civil e bombeiros de Joinville, Barra do Sul e Araquari do Norte trabalham na tentativa de eliminar o incêndio, mas sem sucesso.

Vejo ao vivo: Veja imagens em tempo real de câmeras de São Francisco do Sul
Enchentes na região: Chuvas deixam mais de 20 mil fora de casa no Sul do País

Fumaça gerada pelo incêndio no litoral catarinense
Reprodução
Fumaça gerada pelo incêndio no litoral catarinense

Segundo os bombeiros, as chamas atingem a edificação que possui 40m x 112m de comprimento utilizada para armazenar mais de 10 toneladas de nitrato de potássio, produto perigoso cuja queima produz fumaça que pode provocar irritação de vias aéreas e queimaduras. 

A maior dificuldade é que este tipo de incêndio só pode ser combatido com um pó químico que os bombeiros locais não têm à disposição. O Corpo de Bombeiros mais próximo de São Francisco do Sul que possui tal produto fica em Itajaí, cidade a mais 100 quilômetros do local do incêndio. Até as 10h30, os bombeiros de Itajaí ainda não tinham conseguido chegar ao local.

Minas Gerais: Bombeiros controlam incêndio de grandes proporções em fábrica em Contagem

As autoridades estão orientando as famílias a deixarem São Francisco do Sul em direção a outras cidades em função do risco que a fumaça tóxica oferece à saúde. Neste momento, a fumaça está sendo empurrada pelo vento em direção ao mar. Mas, segundo informou a Capitania dos Portos aos bombeiros, à tarde o vento deve mudar de direção por força da maré e levar a fumaça em direção à cidade de São Francisco.

Se a conversão do vento for mesmo confirmada, os moradores terão que deixar a cidade em direção a Joinville. O efetivo dos bombeiros de São Francisco do Sul é composto por 60 homens, dos quais 40 estão empenhados no combate ao incêndio.

Até o momento a Defesa Civil retirou cerca de 150 famílias de suas casas em bairros próximos. A BR -280 está bloqueada na entrada de São Francisco.

Fumaça oxidante

O governo de Santa Catarina informou por meio do seu site oficial que a fumaça produzida pela explosão de uma carga de fertilizantes à base de nitrato de amônia em São Francisco do Sul (SC) não é tóxica. Segundo o secretário da Defesa Civil do Estado, Milton Hobus, "não é um gás tóxico, é um gás oxidante". Se inalada, a fumaça provoca coceira na garganta e náuseas e a orientação para as pessoas é que evitem inalar o pó e se distanciem o máximo possível da fumaça.

Segundo a nota oficial do governo, técnicos de Brasília e São Paulo estão sendo deslocados para ajudar na operação. Enquanto isso, uma força-tarefa com equipes de bombeiros voluntários e militares, polícia e Defesa Civil continua trabalhando no terminal marítimo da cidade.

Veja o vídeo:


* com AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.