Chuvas deixam mais de 20 mil fora de casa no Sul do País

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Mais de 70 cidades de Santa Catarina ficaram destruídas. Já no Estado do Paraná, afetados chegam a 53 mil

As fortes chuvas que atingiram a região Sul do País deixaram 20.981 fora de casa, entre desabrigados e desalojados, em Santa Catarina e no Paraná. Os dados foram atualizados nesta terça-feira pelas secretarias de Defesa Civil dos dois Estados. Entre as duas regiões, Santa Catarina teve o maior número de cidades afetadas pelas águas. Ao todo, 72 municípios tiveram destruição e algumas vias seguem alagadas. 

Mais: Chuvas atingem mais de 8 mil moradores no Sul do País
São Paulo: Sobe para 64 número de feridos durante tornado em Taquarituba

Defesa Civil/SC
Cidade Rio do Sul, em Santa Catarina, tem ruas alagadas após nível do rio subir 10 metros


Entre os 22 mil catarinenses afetados pela chuva, 14.300 estão desabrigados e outros 3.400 desalojados. Ao todo, seis mil casas foram danificadas ou destruída durante a passagem das chuvas. Os moradores de Blumenau são os que mais sofrem neste momento já que mai de 12 mil estão fora de casa. Os afetados são distribuídos em 23 abrigos na cidade.

Em 25 anos, São Paulo teve pelo menos 205 tornados
Após tornado, prefeitura de Taquarituba decreta estado de calamidade pública

Em Rio do Sul (SC), onde mais de dois mil moradores foram atingidos, o rio chegou a 10 metros acima do normal. Já no Estado do Paraná, 46 cidades registraram problemas após chuvas entre a sexta-feira e domingo (22). O número de afetados impressiona e chega a 53 mil - entre 3.243 desalojados e 38 desabrigados. 

Arnaldo Alves/ANPr
Imagem aérea da cidade de Corbélia, uma das atingidas pelas chuvas do fim de semana

Até o momento, não foi registrada nenhuma morte em decorrência das chuvas. Ao menos 46 pessoas ficaram feridas no Estado, na cidade de Corbélia (23), Salto do Lontra (7), Verê (6), Nova Prata do Iguaçu (5), São João (3) e Cantagalo (2). Não há informação do estado de saúde das vítimas.

Rio Grande do Sul

O Rio Grande Sul também foi afetado pela chuva, mas "dentro da normalidade", informou um funcionário da Defesa Civil do Estado. No entanto, a organização ainda espera que as cidades atingidas declarem suas condições pelas prefeituras. Logo após a chuva de domingo, ao menos 5 mil pessoas foram atingidas. Ainda não há informações detalhadas entre desalojados e desabrigados.

Leia tudo sobre: chuvasuldesabrigadossanta catarinaparaná

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas