Com jogo, desfile e manifestações, Brasília custa a encontrar efetivo policial

Por Nivaldo Souza , iG Brasília |

compartilhe

Tamanho do texto

Capital federal dobra efetivo da polícia e já fala em excesso de demanda para cobrir manifestação, jogo do Brasil e desfile da Independência

O Dia da Independência vai demandar da Secretaria de Segurança do Distrito Federal uma estratégia para cobrir um raio de cinco quilômetros em torno do estádio Mané Garrincha, que vai sediar neste sábado o jogo da seleção brasileira contra a australiana, a comemoração do 7 de Setembro e uma manifestação para qual a Polícia Militar estima até 50 mil participantes.

Polícia vai isolar raio de 5 Km entre o estádio Mané Garrincha e a Praça dos Três Poderes. Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança do DFPreparação do desfile do Dia da Independência na Esplanada dos Ministérios. Foto: Nivaldo Souza/iG BrasíliaCongresso e Palácio do Planalto são isolados por grades para evitar invasão. Foto: Nivaldo Souza/iG BrasíliaPolícia Militar terá 3,3 mil homens na Esplanada dos Ministérios. Foto: Nivaldo Souza/iG BrasíliaMochilas serão revistadas no entorno dos eventos e mascarados terão de se identificar para não serem detidos. Foto: Nivaldo Souza/iG BrasíliaNas redes sociais cerca de 43 mil já confirmaram presença em protesto. Foto: Nivaldo Souza/iG BrasíliaPolícia Militar estima que cerca de 50 mil pessoas participem de manifestação. Foto: Alan Sampaio / iG BrasíliaNúmero total de agentes vai atingir 5,4 mil com o esquema integrado por Polícia Civil, Detran e Bombeiros . Foto: Alan Sampaio / iG BrasíliaReivindicações inclui temas como a redução do número atual de deputados federaise reforma tributária. Foto: Alan Sampaio / iG Brasília

O quadro preocupa a cúpula da segurança pública. “Os pedidos de policiais são muitos. Não sabemos como achar policial para Brasília toda”, afirma um assessor do secretário-adjunto de segurança, coronel Paulo Roberto Batista.

Leia também:

Decisões judiciais lançam ofensiva contra 'mascarados' antes do 7 de Setembro

O efetivo está sendo composto pela convocação de policiais em folga. Isso porque, embora Brasília conte com total de 14,5 mil policiais militares, apenas 2,2 mil homens e mulheres saem às ruas diariamente.

Para este sábado (7), o efetivo será dobrado para 4.020 PMs – sendo 3,3 mil para a Esplanada dos Ministérios, onde haverá o desfile da Independência, e o restante para o estádio. O número total de agentes vai atingir 5,4 mil com o esquema integrado por Polícia Civil (55 policiais), Detran (110) e Bombeiros (330) – segundo números da secretária de segurança.

Mascarados

A polícia espera um público total de 150 mil pessoas ao longo do dia, em um raio de cinco quilômetros entre o entorno do estádio e a Praça dos Três Poderes. Com a estimativa oficial de 40 mil a 50 mil pessoas para os protestos, os manifestantes com mochilas são revistados.

Assim como está previsto para ocorrer em outras cidades, a PM também irá abordar pessoas portando máscaras. Os mascarados serão obrigados a se identificar quando abordados e, caso recusem, serão detidos e enviados para delegacias da capital federal.

Para este sábado existem sete convites para a manifestação em redes sociais. Pouco mais de 43,2 mil pessoas já confirmaram presença no protesto, cuja pauta de reinvindicações inclui temas como a redução do número atual de 513 deputados federais, reforma tributária, fim do voto obrigatório e aplicação de 10% do PIB em educação.

Leia tudo sobre: protestos7 de setembro

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas