Interrupção no fornecimento de energia foi provocada pelo desligamento de duas linhas em função de queimadas

Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí abriu nesta sexta-feira (30) inquérito para investigar as causas do blecaute que atingiu os estados do Nordeste na quarta-feira (28).

Leia também:
Apagão atinge todos os Estados do Nordeste
Governo diz que apagão foi provocado por queimada em fazenda

A interrupção no fornecimento de energia foi provocada pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste ao Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do Piauí. No local, foram identificados focos de queimadas.

Estabelecimentos são prejudicados na cidade de Salvador após blecaute que atingiu 9 Estados
Romildo de Jesus/Futura Press
Estabelecimentos são prejudicados na cidade de Salvador após blecaute que atingiu 9 Estados

O procurador Antônio Marcos Martins Manvailer, responsável pelo processo, pediu informações para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) sobre os procedimentos adotados pelos órgãos na apuração da causas da interrupção do fornecimento de energia.

Segundo o procurador, o inquérito foi a fim de “tomar as providências necessárias para evitar novas ocorrências, bem como tomar as medidas atinentes em relação aos responsáveis pelo evento ocorrido.”

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.