Blecaute de quarta-feira na região ainda prejudica o bombeamento de água em locais em Sergipe e na Bahia

Agência Brasil

O fornecimento de energia está restabelecido no Nordeste, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (OSN). No entanto, em Sergipe e na Bahia o abastecimento de água ainda não foi normalizado. Um blecaute atingiu a região na tarde desta quarta-feira (28).

O blecaute: Apagão atinge todos os Estados do Nordeste
Causa: Governo diz que apagão foi provocado por queimada em fazenda no Piauí
Aneel diz que consumidores afetados pelo apagão serão indenizados

A falta de energia prejudicou o bombeamento de água em Sergipe e ainda há desabastecimento em bairros que ficam em regiões mais altas da capital Aracaju. De acordo com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), são poucos os pontos onde o abastecimento não foi normalizado.

Em Salvador, a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) informa que mais de 20 bairros estão com o abastecimento afetado. O blecaute paralisou as principais estações de tratamento de água de Salvador e região metropolitana. A operação do sistema foi retomada durante a madrugada. De acordo com a Embasa, o abastecimento será normalizado gradativamente ao longo do dia.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, convocou para a manhã desta quinta-feira uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para analisar o blecaute. Segundo Lobão, a interrupção no fornecimento de energia foi causada por uma queimada em uma fazenda no município de Canto do Buriti , no Piauí, que resultou no desligamento de linhas de transmissão na região.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.