Apagão atinge todos os Estados do Nordeste

Por iG São Paulo | - Atualizada às

Texto

Cidades dos nove Estados da região tiveram problemas no fornecimento de energia; luz já voltou em algumas regiões

Um blecaute atingiu diversas cidades dos nove Estados do Nordeste na tarde desta quarta-feira (28). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu às 15h03. Cidades do Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte foram atingidas pelo apagão.

Causa: Governo diz que apagão foi provocado por queimada em fazenda no Piauí
iG Pernambuco: Energia elétrica começa a voltar na região metropolitana do Recife

Trânsito complicado em Salvador após semáforos se apagarem durante apagão que atingiu todos os Estados do Nordeste nesta quarta-feira. Foto: Romildo de Jesus/Futura PressEstabelecimentos são prejudicados na cidade de Salvador após blecaute que atingiu nove Estados do Nordeste. Foto: Romildo de Jesus/Futura PressMercado sem energia elétrica em Salvador tem as vendas prejudicadas nesta quarta-feira após apagão. Foto: Romildo de Jesus/Futura PressSemáforos apagados e atrapalham o trânsito na avenida Agamenon Magalhães, na cidade do Recife. Foto: Luiz Fabiano/Futura PressSemáforo apagado em cruzamento no Recife, nesta quarta-feira (28). Foto: Líbia Florentino\LeiaJáImagensSemáforos apagam e atrapalham o trânsito na cidade de Natal, nesta quarta-feira. Foto: Frankie Marcone/Futura PressApagão complicou o trânsito na capital do Rio Grande do Norte. Foto: Frankie Marcone/Futura Press

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o apagão foi provocado por uma queimada em uma  fazenda de Canto do Murici (PI).  Nesse incidente, duas linhas de transmissão foram afetadas - uma da espanhola Isolux e outra da Taesa, controlada pela Cemig. De acordo com Lobão, o sistema foi restabelecido em seguida. Mas, caiu, novamente, minutos depois, afetando uma linha que interliga o resto do País ao Nordeste.

De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte. Até a sede da empresa de energia, no Recife, ficou sem energia. A Chesf é responsável pelo abastecimento de energia de 8 dos 9 Estados do Nordeste.

Fevereiro de 2011. Apagão deixa o Nordeste às escuras

O ONS afirmou durante a tarde que avaliava a dimensão do apagão e que técnicos trabalhavam para o restabelecimento total do fornecimento de energia. Segundo o órgão, às 16h30, a energia de sete capitais havia sido restabelecida. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.

Por contra do apagão, o trânsito no centro das principais cidades ficou complicado, com os sinais de trânsito apagados. Hospitais nas capitais que não contavam com geradores cancelaram cirurgias de emergências até a retomada do abastecimento. 

A comunicação também enfrentou problemas na região. Operadoras de telefonia e internet tiveram dificuldades na transmissão de voz e dados desde o início do apagão. "Mesmo com o acionamento de geradores de energia e baterias da operadora, os clientes podem ter problemas para fazer e receber ligações e acessar a internet", informou a Telefônica Vivo. A operadora de telefonia TIM também afirmou em comunicado que os clientes poderiam sofrer com as consequências do blecaute. "Em função da falha de energia elétrica no Nordeste, alguns clientes da região poderão encontrar dificuldades para utilizar os serviços da companhia", afirmou.

Mais: ONS ainda não sabe o que causou apagão no Nordeste

Em Pernambuco, faltou energia em todo o Estado. O metrô, que circula na região metropolitana do Recife, ficou parado. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) distribui energia para 3,2 milhões de clientes, em 184 municípios. 

Em Alagoas foi registrada queda de energia em vários bairros de Maceió e também de Arapiraca. No Rio Grande do Norte, a queda de energia apagou todos os semáforos da capital, Natal. No Maranhão, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que 24 municípios ficaram sem energia elétrica. Ao todo 229.648 unidades consumidoras ficaram sem energia entre 15h08 e 16h10.

Segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi registrado e provocou interrupção do fornecimento de energia em todo o Estado do Ceará nesta tarde.  

Entre setembro e dezembro do ano passado, uma série de apagões do setor elétrico atingiu Estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Com Reuters, Agência Brasil e Agência Estado

Leia tudo sobre: apagãoblecautenordeste
Texto

notícias relacionadas