"Minha alegria é maior que meu cansaço", diz papa após chegar ao Vaticano

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Declaração foi publicada no Twitter após visita ao Brasil. Avião com papa pousou em Roma 6h30, horário de Brasília

Papa Francisco chegou à Itália nesta segunda-feira após participar da Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro. A aeronave da companhia Alitália pousou às 6h30 (11h30 no horário) no aeroporto de Ciampino, em Roma.

Saiba tudo sobre a Jornada Mundial da Juventude
Mais: Com um "até breve com saudade", papa Francisco deixa o Brasil 

AP
Papa desembarca do avião da Alitália no aeroporto de Roma. Ele foi de helicóptero até Vaticano

De lá, Francisco embarcou em um helicóptero até o Vaticano. O pontífice comunicou sua chegada via Twitter. Por volta das 7h20, postou a seguinte mensagem: "Estou de retorno a casa, e lhes asseguro que a minha alegria é muito maior que o meu cansaço!".

Leia também:
Cracóvia será sede da próxima JMJ, anuncia papa Francisco em Copacabana
Em encontro com voluntários, papa pede a jovens "revolução" conservadora

Francisco foi acompanhado pela comitiva e jornalistas no voo de volta ao Vaticano. O pontífice comentou sobre a questão gay e a Igreja e disse: "Se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?". E completou ainda dizendo que os gays não devem ser julgados ou marginalizados. 

Reprodução
Reprodução do twitter @pontifex_pt do papa Francisco

Despedida

A principal missa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o encontro com bispos da América Latina, o agradecimento aos voluntários foram cerimônias oficiais de despedida. Esse foi o roteirto final da viagem do papa Francisco ao Brasil. Às 19h36, a aeronave que levou o pontífice de volta para Roma deixou o solo brasileiro após uma semana de agenda carregada no Rio de Janeiro e Aparecida.

No discurso de despedida, o papa deixou claro o sentimento que leva para o Vaticano. "Deixarei sua pátria com a alma cheia de recordações felizes. Já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, deste povo tão grande e de grande coração, deste povo tão amoroso", disse o papa.

Leia tudo sobre: papapapa franciscojmjjornada mundial da juventude

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas